BYD Dolphin mexe com o mundo dos carros elétricos

Por Roberto Nunes, em São Paulo

O compacto Dolphin chega com tecnologia e por R$ 149.800, sendo agora um dos carros elétricos mais baratos do Brasil. Lançado pela chinesa BYD em um momento de evolução do mercado nacional, o Dolphin vai mudar o conceito de conectividade, tecnologias diferenciadas e formas do uso racional do veículo nas grandes cidades brasileiras. A nova onda de tecnologia chegou com a BYD, líder mundial na fabricação de veículos elétricos.

O Dolphin EV é o novo modelo da marca que possui melhor eficiência energética do mercado brasileiro, segundo o Inmetro. O Dolphin é o primeiro veículo da BYD a adotar o design da linha “Ocean”, inspirada nos animais marinhos e ondas do mar. O BYD Dolphin EV é o quinto veículo de passeio da BYD no país que já conta com os elétricos BYD Tan EV, BYD Han EV e BYD Yuan Plus EV. A linha de motores híbridos tem hoje o SUV BYD Song Plus DM-i.

A chinesa BYD vai anunciar oficialmente a instalação de uma fábrica de automóveis em Camaçari (Bahia) na próxima terça-feira, dia 4 de julho. Assim, chega ainda mais forte para produzir automóveis elétricos, baterias e chassi de ônibus.

Uma das novidades da BYD é o uso de tecnologias avançadas para a construção de carros. Esqueça a ideia de veículos copiados de outros modelos de marcas mais tradicionais. Existe até a possibilidade desta situação se reverter e as marcas centenárias começarem a fazer carros similares aos dos fabricantes chineses, como a BYD. O elétrico Dolphin, por exemplo, é produzido na e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

O novo elétrico do Brasil tem sistema com três modos de condução (Sport, ECO e Snowfield). É o primeiro veículo de série com sistema de distribuição de energia “8 em 1”, que integra diversos sistemas do veículo para aumentar a eficiência em até 89%. O Dolphin vem com Controle de Cruzeiro (piloto automático) para ajudar nas viagens e uma imagem panorâmica que oferece ao motorista uma visibilidade de 360 graus para manobras seguras do veículo. Além disso, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle de subida e retenção automática do veículo estão incluídos para auxiliar os motoristas.

O BYD Dolphin EV se beneficia da moderna bateria Blade de 44.9kWh, que revolucionou a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria de veículos elétricos. Com a carga a cem por cento, o BYD Dolphin EV roda 291 quilômetros e, segundo dados do Inmetro, é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km.

A bateria pode ser recarregada de forma simples. Com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de vinte a oitenta por cento em apenas 25 minutos.

De visual moderno e esportivo, o Dolphin tem linhas arrojadas tanto na parte frontal quanto na traseira. O veículo elétrico tem distância de entre eixos de 2,7 metros, oferecendo espaço para todos. Possui 4,12 metros de comprimento, 1,57 m de altura e 1,77 m de largura. Isso faz com que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas. O assoalho na parte traseira também é plano, o que melhora ainda mais o conforto dos passageiros.

A briga entre os elétricos ficou acirrada. O novo Dolphin – Golfinho em inglês – tem tração dianteira e potência de 95 cavalos com torque instantâneo de 15,3 kgfm. Entra na faixa de preços dos modelos Caoa Chery iCar (R$ 149.900), Renault Kwid e-Tech (R$ 149.900) e JAC E-JSi (R$ 145.900).

O pacote de novidades tecnológicas inclui o modo de carregamento do sistema de baterias. A tecnologia é da BYD e oferece um sistema de baterias com 44,9 kWh instaladas no assoalho do carro. Com isso, é possível rodar até 291 km, de acordo com dados do ciclo PBEV do Inmetro). Para carregar, é preciso apenas plugar o carro eletricidade entre 30 minutos até 7 horas, dependendo da fonte de carregamento (na AC de 3,3 kW ou nas tomadas de 220V ou DC com no máximo de 60 kW). No modo mais rápido, a bateria recupera 80% da carga em cerca de meia hora em fontes rápidas de 60 kW. Na compra do carro, o dono já leva também um Wallbox de 7 kW (a bateria vai de 30% a 80% em três horas e meia).

O Dolphin vem equipado com ICS (Inteligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8″, rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes. O veículo elétrico tem um painel bem moderno com multimídia rotacional que pode ser usado via Apple Carplay, Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria. Pra quem gosta de diversão, vai ser possível até jogar videogame com o carro parado ou cantar no Karaokê.

O Dolphin EV conta ainda com comando de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “ Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que ele executa as tarefas de forma descomplicada. Um carro altamente tecnológico. Outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. Você consegue abrir seu BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta.

É a tecnologia no mundo das quatro rodas e o Dolphin já pode ser conferido na rede de 100 revendas e pontos de vendas em todo o Brasil. É andar e estacionar o BYD Dolphin em sua garagem.

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