Variedades

Câmara Municipal homenageia profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19

A Câmara Municipal de Vereadores entregou nesta quarta-feira (15) moções de aplausos aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 em Foz do Iguaçu. As homenagens foram concedidas aos representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Itaipu Binacional, Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Hospital Unimed.

O reconhecimento foi proposto pela vereadora Anice Gazzaoui, que destacou a determinação dos profissionais da saúde no enfrentamento à pandemia. “Dentre tantas homenagens, esta é a mais emocionante, porque é uma satisfação poder homenagear pessoas que deram a vida, não mediram esforços e estiveram na linha de frente mesmo antes de saber da existência de uma vacina”, disse.

“Vimos a união entre o SUS e os hospitais particulares, a união dos profissionais de saúde e a luta de cada um. Essa honraria é muito justa, porque vocês são guerreiros”, complementou a vereadora.

A secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, destacou a condução do Poder Público no enfrentamento à pandemia, com investimentos massivos no Hospital Municipal e a reestruturação da rede de atendimento.

Ela lembrou que em janeiro de 2020 foi constituída uma comissão pela prefeitura, que reuniu profissionais da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Hospital Municipal e outras secretarias, para pensar em estratégias para o enfrentamento à pandemia.

“A condução do prefeito Chico Brasileiro fez a grande diferença para que chegássemos a esse momento de mais alívio, ainda que a pandemia não tenha acabado. Na organização, no planejamento, na articulação”, destacou Rosa. “Muitas vezes, ele teve que tomar medidas duras e antipáticas, mas a epidemiologia nos mostrava que essas medidas faziam com que reduzíssemos a transmissão”.

A secretária de Saúde também agradeceu o apoio da Itaipu ao município e ressaltou a atuação dos profissionais de saúde. “Nós somos e seremos eternamente gratos a todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde que se empenharam de forma incansável, que se dedicaram e continuam se dedicando a salvar vidas. Foram muitas mãos envolvidas para que pudéssemos dar conta de algo tão assustador”.

Investimentos

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck tornou-se referência no enfrentamento à Covid-19 no âmbito da 9ª Regional de Saúde, sendo hoje um dos maiores hospitais públicos do Estado.

Com a pandemia, o hospital passou por uma enorme reestruturação e investiu cerca de R$ 8 milhões na ampliação de leitos, para atender não somente a população iguaçuense como moradores das cidades vizinhas. Em 2020, quatro alas foram criadas: um pronto-socorro respiratório, duas unidades de cuidados especiais e uma unidade de terapia de doenças infecciosas.

O diretor-geral do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, comentou a verdadeira transformação pela qual passou a instituição, em tempo recorde de infraestrutura, e ressaltou os apoios recebidos da prefeitura, Governo do Estado, Itaipu Binacional, Unila (Universidade da Integração Latino-Americana) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Mesmo com todos os esforços, ele destacou os tempos difíceis pelo qual o hospital passou, quando chegou a ter 158 pacientes em leitos de UTI.

Fabriz homenageou os 1.445 profissionais da instituição. “Eles deixaram suas casas, suas famílias e se dedicaram incansavelmente. Tem funcionário que trabalhou 36h seguidas, sem ir para a casa. Meu agradecimento também vai aos familiares desses trabalhadores, muitos de nós não desistiram porque a família ficou firme”, afirmou, emocionado.

Números expressivos

Mais de 36 mil pessoas passaram pela triagem de março do ano passado até agosto deste ano; 4.400 pessoas foram internadas no hospital e 19 mil foram atendidas na UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi.

O Laboratório Municipal recebeu novos equipamentos para o processamento de exames, em uma parceria com a Unila, Ministério da Saúde e Fiocruz. O setor de triagem e coleta (no hospital e UPA Walter) realizou 55.325 atendimentos de triagem e mais de 117 mil exames RT-PCR foram feitos no laboratório até agora. O Hospital chegou a ter 158 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e 67 de enfermaria.

O município, em parceria com o Governo do Estado, Itaipu e Ministério da Saúde, investiu R$ 9,6 milhões em novos equipamentos, como os 50 monitores multiparamétricos, 180 respiradores pulmonares, três ambulâncias, camas elétricas, poltronas, raio-x portátil, câmara de conservação de medicamentos, ultrassom, aspirador cirúrgico e muitos outros. Cerca de 800 novos colaboradores foram contratados durante a pandemia.

Parcerias fundamentais

“Estamos com a convicção de que saímos e sairemos reforçados desses momentos difíceis que passamos e o fator principal dessa vitória que estamos conseguindo foi a solidariedade que reinou entre nós quando fizemos parcerias, em que todos cooperaram e deram o melhor de si para que juntos pudéssemos vencer”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira.

“Agora estamos trabalhando para proporcionar à população um final de ano um pouco mais alegre, um pouco mais feliz, para comemorar a passagem de ano de uma outra forma”, complementou, fazendo menção ao Natal de Águas e Luzes que está sendo planejado pela binacional em parceria com a prefeitura e o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu.

Representando o secretário estadual de saúde, Beto Preto, a chefe da 9ª Regional, Iélita Santos destacou os avanços da rede hospitalar do município desde o início da pandemia, em março de 2020, e lembrou da difícil trajetória enfrentada pelos trabalhadores da saúde.

“Quando trabalhamos com a saúde, sabemos que é uma doação constante. Vivemos muitos momentos difíceis, muitas vidas se perderam, mas muitas outras foram salvas. Sempre buscamos, junto com a Prefeitura e a Itaipu, um objetivo, que é a assistência à população. Esse é um momento muito emocionante e de extrema importância para todos nós”, comentou.

Durante a cerimônia, marcada pela emoção de servidores públicos e colaboradores das instituições, também foram exibidos vídeos que resgataram os investimentos feitos pela Prefeitura, Governo do Estado e Itaipu Binacional para o atendimento à população.

Presenças

Participaram da cerimônia o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; o secretário estadual da Saúde Beto Preto (que participou em ambiente virtual); a diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos; o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, General João Francisco Ferreira; o diretor técnico do Hospital Municipal, Amon Mendes Franco de Sousa; o diretor superintendente do Hospital Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, a gerente administrativa do Hospital Unimed, Cristiane Uyeno, além de vereadores e demais autoridades.