Carnaval em Ouro Preto: cidade reúne festividades, riqueza histórica e contato com a natureza

Patrimônio histórico pela UNESCO, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é famosa pelas suas ruas, igrejas e monumentos históricos e de arte. Mas as atrações por lá vão muito além: o animado município tem um dos maiores Carnavais de rua do país e uma agenda de eventos repleta o ano todo. E, como diz o velho ditado brasileiro, “se o ano só começa depois do Carnaval”, Ouro Preto é provavelmente um dos melhores pontos de partida para curtir a folia neste começo de 2023.

São dezenas de blocos pelas ruas históricas da cidade e em palcos montados, como o Bloco da Cabroró, que recebe artistas como Luiza Sonza. Festas temáticas e o desfile das Escolas de Samba, na Praça Tiradentes, completam a agitação. A data atrai muitos turistas, especialmente universitários, mas há espaço para todos. O tradicional Bloco Zé Pereira dos Lacaios, fundado em 1867, por exemplo, tem desfile com bonecos gigantes, lanternas e uma banda mirim.

​​Já o bloco Vermelho i Branco é conhecido por sua história no Bairro Rosário, saindo pelas ruas da cidade ao som de marchinhas carnavalescas. O bloco Bandalheira, outra alternativa, costuma levar às ruas sátiras de bandas militares, em uma marcha que acontece de forma acelerada e com ritmo descompassado.

E a prova de que Ouro Preto consegue reunir todas as tribos está no bloco Jesus é Bom a Beça, de temática cristã, com músicas voltadas para a fé e a religiosidade.

Além da folia

Quem decidir descansar em meio à farta natureza da região, pode optar por Lavras Novas, um distrito mais romântico da cidade, mas que também conta com muitas opções em ecoturismo. São trilhas, trekking, passeios de quadriciclo e banhos de cachoeira, entre outros prazeres.

Um dos destaques por lá é a Cachoeira dos Prazeres, que fica seguindo às margens da Represa do Custódio, que também é um local excelente para banho. Outra que atrai muitos turistas é a cachoeira do Falcão, com uma rasa piscina natural e longa faixa de areia: quase uma praia, é o local ideal para levar crianças.

Como chegar

Ouro Preto está a 100km de distância de Belo Horizonte. A forma mais rápida para chegar é pelo Aeroporto de Confins, na capital mineira. Por lá mesmo há empresas que fazem o trajeto.

De carro, a partir de Belo Horizonte, o melhor trajeto é pela BR-356. Do Rio, o trajeto de 400 km será pela BR-040. O tempo médio da viagem é de 6h e, da capital paulista, o percurso começa pela BR-381 até Belo Horizonte e depois pela BR-356 até Ouro Preto. São cerca de 680 km de estrada.

As rodoviárias das três capitais também têm opções de ônibus para lá.

Onde ficar

Pousada do Mondego. No Centro Histórico de Ouro Preto, essa pousada, parte do guia Roteiros de Charme, é vizinha da Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima de Aleijadinho. Instalada em um solar de 1747, o prédio já é uma verdadeira imersão no espírito da cidade. Mas o local vai além: suítes amplas e confortáveis com mobiliário histórico, bistrô, restaurante e galeria de arte são alguns dos atrativos por lá.

Pousada Loft da Serra. A Pousada Loft da Serra é um refúgio no alto das montanhas de Minas Gerais, a apenas 30 minutos do centro histórico de Ouro Preto. São apenas 16 Lofts, o que permite ao local oferecer uma experiência única e personalizada. Lounge, piscina climatizada e coberta, sauna a vapor e restaurante também são serviços oferecidos por lá. O hotel tem pacote fechado para o período do Carnaval. A pousada também é parte da Roteiros de Charme, associação que, há 30 anos, reúne empreendimentos comprometidos com a exclusividade, pessoalidade, conforto e preservação da natureza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp