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Carros e recall: quantidade de modelos afetados em 2021 cresce 8%

“Segurança em primeiro lugar” é o lema que motiva as montadoras de veículos a convocar as campanhas para o reparo de algum problema que possa colocar em risco a vida dos seus usuários. E quanto mais rápido um defeito de fabricação for constatado e reparado, maiores são as chances de evitar algum tipo de acidente, lesão e/ou prejuízo financeiro.

No acumulado de janeiro a agosto de 2021, foram contabilizadas 52 campanhas de recall no Brasil, nas quais os sistemas de combustível e elétrico foram os principais responsáveis por esses chamados. O airbag surge em segundo, com 7 casos, seguido pelo sistema de freios com 6 campanhas.

 O número representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora muitos avanços tecnológicos tenham sido incorporados para corrigir erros do passado, as montadoras estão em constantemente alertas para minimizar os riscos à segurança dos usuários de veículos.

 Em agosto deste ano, quatro montadoras anunciaram quatro recalls de veículos no país, segundo levantamento mensal do Papa Recall. O Nissan Sentra foi convocado pela sua montadora japonesa em agosto para fazer ajustes nas luzes de freio. Já a marca alemã Porsche convocou os proprietários do Porsche Macan para realizar ajustes em problema detectado no sensor de ocupação do assento.

 Outra montadora alemã, a BMW abriu o chamado para recall de 11 modelos com 83 versões: BMW Linha M, Série 1, Série 3, Série 4, Série 5, Série 6, X1, X3, X4, X5 e X6. Foi identificado problema no sistema de airbag.

 Já a fabricante norte-americana Chevrolet convocou os usuários brasileiros do Chevrolet Bolt em agosto para realizar um reparo devido à detecção de uma possível não conformidade nos módulos de bateria de alta voltagem. O serviço, neste caso, será realizado em duas etapas.

 A montadora ressalta no chamado que em casos onde o veículo, durante o carregamento, tenha a bateria carregada com capacidade total ou muito próximo disso, a não conformidade pode gerar risco de incêndio, com possibilidade de danos materiais, lesões físicas graves ou até fatais.

 Em virtude dessa necessidade de ser ágil na transmissão da informação, a comunicação do chamamento deve alcançar todos os consumidores expostos ao risco. Nem sempre isso é eficiente e, por isso, as tecnologias que possam surgir para auxiliar nesse processo de comunicação ao consumidor são sempre bem-vindas e benéficas tanto para a montadora quanto para o proprietário do veículo.

 O setor automotivo responde por mais de 70% das convocações de recall no Brasil. Nesse sentido, o Papa Recall surgiu para atender a essa necessidade de uma comunicação mais eficiente e rápida direta com os clientes.

Qualquer proprietário de um veículo no Brasil pode se beneficiar do serviço do aplicativo no seu smartphone. O Papa Recall avisa ao usuário caso a montadora do veículo que ele possui convoque um recall. Assim, o consumidor saberá quanto e o por que seu carro teve um recall acionado.