Centros de Atenção Psicossocial de Foz do Iguaçu recebem dois veículos zero km

Os carrão serão destinados ao CAPS II e CAPS Infantojuvenil e auxiliarão o trabalho das equipes multiprofissionais, que atendem mais de 2 mil pacientes nos dois equipamentos

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quinta-feira (28), dois veículos zero km que serão destinados para o Centro de Atenção Psicossocial II e Centro de Atenção Psicossocial da Criança e Adolescentes. O recurso veio por meio de duas emendas impositivas da Câmara Municipal de Vereadores.

Os carros serão usados pelos equipamentos para ações de articulação em redes intra e intersetoriais, acompanhamento terapêutico, atendimento multiprofissional, administração de medicamentos da atenção especializada e visitas domiciliares. Para cada unidade foi disponibilizado um carro de outros equipamentos, já com bastante tempo de uso.

“Em 2021, criamos a Diretoria de Atenção em Saúde Mental para melhorar o trabalho de atenção psicossocial na rede pública do município”, disse a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini. “Os antigos veículos precisavam passar por constante manutenção, o que interferia no bom andamento do trabalho. Os carros novos vão permitir que ampliemos a atuação”.

Duas emendas impositivas da Câmara garantiram a aquisição dos veículos. Para o CAPs Infantil, foi a emenda 201/2021, de autoria dos vereadores: Yasmin Hachem, Kalito, Valdir de Souza Maninho e Edivaldo Alcântara. A quantia destinada foi de R$ 118 mil, abrangendo a compra do veículo e manutenção do equipamento público. Para o CAPS II, a emenda 136/2021, de autoria do vereador Kalito, destinou R$ 85 mil para a compra do carro, a fim de melhorar as condições de trabalho para prestação dos serviços na unidade.

CAPS II

O Centro de Atenção Psicossocial II é um serviço voltado para o atendimento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e seus familiares. A equipe profissional está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.

Os pacientes são atendidos por equipes multiprofissionais que empregam diferentes intervenções e estratégias de atendimento, como acolhimento, grupos terapêuticos, oficinas, atendimento individual, visitas domiciliares, orientações, medicações e consultas.

Atualmente, cerca de 2 mil pessoas integram o quadro de pacientes no local. Frequentam o CAPS II, aproximadamente, 65 pacientes por dia que são atendidos por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia, atividade de artesanato e terapia ocupacional.

CAPSi

O Serviço de Atenção Psicossocial para atendimento de crianças e adolescentes trabalha com pacientes com transtornos mentais graves e uso abusivo de álcool e outras drogas. O encaminhamento pode ser pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família, por qualquer serviço de saúde e, também, por busca espontânea.

São cerca de 300 crianças e adolescentes até os 17 anos, atendidas mensalmente pelas equipes multiprofissionais. “Muitos pacientes têm dificuldade de vir até o equipamento e o veículo vai nos auxiliar na busca ativa e em todos os demais atendimentos que fazemos em rede”, disse Camila Viviane Lui de Sousa, terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPSi.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp