Com visitação de mais de 6 mil pessoas, Foz Internacional Boat Show superou expectativa de expositores

Com a missão de lançar um novo olhar para o potencial de desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, encerrou no domingo (26), o Foz Internacional Boat Show, primeira feira náutica com chancela Boat Show realizada em águas interiores no Brasil.

O evento, que ocorreu no Iate Clube Lago de Itaipu, reuniu mais de 30 marcas expositoras e, além de barcos dos principais estaleiros brasileiros, de 19 a 42 pés, o público de mais 6 mil pessoas conheceu as novidades em acessórios ligados à náutica, caminhonetes, helicópteros, experiências aquáticas e até barcos em forma de carro esportivo.

Nos quatro dias de feira, foram 40 barcos vendidos, sendo mais de R$ 28 milhões em negócios movimentados, o que impacta diretamente na geração de empregos do setor, que deve fechar o ano com mais 150 mil postos de trabalho, segundo a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos).

Juntos, segundo dados da associação, os quatro boat shows brasileiros, realizados no Rio de Janeiro/RJ, Itajaí/SC, São Paulo/SC e Foz do Iguaçu/PR, injetaram na economia do país em 2023 cerca de R$ 1,5 bilhão.

“O Foz Internacional Boat Show veio para propiciar que esse lago tenha 10 mil barcos navegando nos próximos 10 anos, inclusive, com o apoio para que novas estruturas náuticas sejam construídas. Iniciativas como essa de trazer um boat show para um lugar novo e ainda pouco explorado tem como objetivo fomentar o uso sustentável deste espaço, que tem grande potencial náutico, o que impacta diretamente na geração de empregos, seja na indústria ou no turismo, além de trazer desenvolvimento econômico para a região, o primeiro passo foi dado, agora é dar continuidade nesta iniciativa ampliando estruturas para atender este setor”, afirma o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

A diretora geral do Boat Show, Thalita Vicentini, faz um balanço do evento deste ano, mas já com o olhar em 2024. “A nossa missão deste ano foi concluída com sucesso porque os expositores ficaram satisfeitos. Eles venderam barcos, conseguiram abrir novos relacionamentos e negócios, mas muito mais do que isso, identificaram um novo potencial de mercado, além de prospectar novas revendas na região e ver todo o potencial do Paraguai. Os expositores são o termômetro para a continuidade do projeto. Nosso objetivo inicial era trazer um novo olhar náutico e um novo mercado para o Lago de Itaipu. E isso foi alcançado. Nós entendemos que para o ano que vem será um projeto remodelado, com mais expositores e diversidade de produtos. Esse foi um projeto-piloto que buscava ampliar a visão para uma região com muito potencial de crescimento, agora é planejar em conjunto com todos que nos apoiaram nesta edição, para sua continuidade em 2024”, declara.

Turismo náutico sustentável
O potencial de turismo náutico sustentável do Lago de Itaipu pode ser comprovado em números. No total, o lago tem 1.350 quilômetros quadrados, 170 quilômetros de extensão e 16 cidades o margeiam, entre Foz do Iguaçu (PR) e Mundo Novo (MS). Atualmente, o turismo náutico no Brasil tem PIB de aproximadamente R$ 12 bilhões, o que representa 1,6% do PIB do turismo e 0,12% do PIB do país. Porém, segundo levantamento divulgado recentemente, o setor tem capacidade de atingir PIB superior a R$ 40 bilhões e gerar 150 mil empregos diretos e indiretos, o que representaria 3,5% do PIB do turismo e pelo menos 0,33% PIB do país.

Sessa Marine
“Foi bastante positivo e no final de semana houve um movimento legal. As nossas perspectivas sempre são as melhores e queremos ver o evento crescer cada vez mais. A região tem um enorme potencial náutico, com um lago muito extenso para navegação”.
Marcelo Bezzi, gerente comercial da Sessa Marine

Organizado pela Boat Show Eventos, o Foz Internacional Boat Show 2023 teve o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), da Acobar e da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro e, agora, Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

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