Embaixador da Jordânia visita Dreams Park Show e fotografa réplica de Petra

O embaixador do Reino Hachemita da Jordânia, Dr. Maen Masadeh visitou o Complexo Dreams Park Show, na última semana, véspera de assinar com a prefeitura de Foz do Iguaçu, o acordo de cooperação que oficializou Petra e Foz como cidade-irmãs.

No Maravilhas do Mundo, um dos cinco atrativos do Complexo, o embaixador fotografou a réplica da cidade de Petra, um dos 40 monumentos do planeta representado no espaço.

Masadesh conheceu também o Museu de Cera, onde fez fotos no Salão Oval, onde há estátuas de cera dos presidentes dos Estados Unidos. 

Cidade-irmãs

O processo de irmanação teve início em 2018, quando a Prefeitura de Foz do Iguaçu manifestou seu interesse em estabelecer laços fraternais com Petra, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno.

Agora, após anos de negociações e tramitações legais, o acordo foi finalmente assinado, consolidando uma parceria que promete fortalecer a cooperação em diversas áreas, como cultura, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais.

O irmanamento de cidades é um conceito que tem como objetivo criar laços e mecanismos protocolares, principalmente a nível cultural e econômico, através dos quais cidades ou comunidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem relações de cooperação.

Enquanto instrumentos diplomáticos, os convênios com as Cidades-irmãs podem propiciar troca de conhecimento sobre políticas públicas e projetos em diversas áreas, tais como programas de saúde, políticas culturais, além de outras possíveis trocas relativas aos interesses das cidades. “Mais que isso, os convênios representam a base formal para a realização de eventuais acordos e programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, políticas públicas e atendimento à população”, ressaltou o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali.

História

A cidade de Petra, cujo nome significa “pedra” em grego, possui uma arquitetura histórica e uma riqueza arqueológica que data de 2 milênios, construída pelo povo nabateu. A cidade é em grande parte ornamentada com uma paisagem natural de montanhas rochosas, vales e um clima desértico com tons rosados e avermelhados que também lhe trouxeram a alcunha de Cidade Rosa. Além de Patrimônio da Humanidade, a cidade de Petra é considerada um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo e a maior atração turística da Jordânia, onde reúne sua cultura local e sua memória arqueológica de forma única.

Localizada no Sul da Jordânia, a 262 km da Capital Amã, Petra é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno.

Foz do Iguaçu tem uma das 7 maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu e uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno, a Itaipu Binacional, segundo a Associação Norte-Americana. Assim a cooperação entre Foz do Iguaçu e Petra poderá incrementar as relações econômicas, turísticas, sociais e culturais do município, além de possibilitar a troca de experiências em demais áreas, intensificando a integração e a cooperação em projetos que beneficiem ambas as partes.

Com informações da prefeitura de Foz

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp