Turismo

Feriado foi grande evento-teste de Foz do Iguaçu, diz Chico Brasileiro

O prefeito Chico Brasileiro  nessa segunda-feira (13) que o último feriado prolongado de quatro dias foi o “grande evento-teste” que mostrou que Foz do Iguaçu está preparada, com todos os cuidados sanitários, para receber bem os turistas no pós-vacina. “Eu estou muito otimista e o grande teste foi neste feriado em que a cidade recebeu mais de 20 mil visitantes, a maioria do Paraná, mas também turistas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse.

As cidades e os principais destinos turísticos estão realizando os chamados eventos-testes para a retomada cuidadosa de algumas atividades no pós pandemia, resguardando todos os protocolos de segurança como a limitação de público, uso de máscaras, disposição de álcool-gel e o distanciamento social.

“Daqui até a 14 dias, teremos o resultado em relação à covid, mas acredito que a maioria dos municípios está com a proteção vacinal pelo menos a primeira dose, o caso de Foz do Iguaçu. Estamos com mais de 100% da população vacinada com a primeira dose e 50% com a segunda dose”, avalia o prefeito.

Chico Brasileiro aponta ainda que em outros países e em outras cidades como Nova York (EUA), os casos da doença caíram consideravelmente quando atingiram 50% da população adulta vacinada. “Eu estou muito confiante que Foz do Iguaçu vai passar no teste e o turismo vai continuar crescendo”, disse.

100% vacinados

O recebimento e aplicação das 37 mil doses extras, segundo Brasileiro, foram fundamentais, por exemplo, para garantir a cobertura vacinal de educadores, trabalhadores do comércio e do turismo. “Não tivemos evolução dos casos, os visitantes e moradores da cidade já estão circulando no comércio, nos bares e restaurantes.

“As doses extras estão sendo fundamentais para conter a evolução de casos porque os moradores estão imunizados, trazendo um efeito tão grande e benéfico para a cidade. O avanço na vacinação é um ponto muito importante para Foz do Iguaçu dar esse salto grande. Os turistas, nas entrevistas, afirmam que escolheram Foz porque a cidade está 100% vacinada. Isso passa uma segurança muito grande para quem vem visitar a cidade”, afirma o prefeito.

Os 100% na vacinação com a primeira dose e 50% com a segunda dose definem, segundo Chico Brasileiro, a escolha do destino turístico pelos visitantes. “As unidades extras foram muito fundamentais. O restante era tudo medidas mitigatórias de prevenção e cuidados. Eram medidas que teriam que ser feitas, pois não tem uma receita pronta para enfrentar a pandemia, a vacinação com certeza foi a medida mais eficaz que está nos ajudando agora nesta retomada”.