Férias de julho projetam novo pico de movimento no turismo de Foz

 

A movimentação extra esperada nas férias de julho traz boas expectativas no setor de turismo de Foz do Iguaçu. Os atrativos planejam mudar os horários e a rotina de funcionamento, aguardando picos de ocupação aos registrados no mesmo período de 2019, antes da pandemia. A rede hoteleira, uma das mais completas do país, aguarda uma ocupação média mais de 75% de seus leitos durante o mês.

O Parque Nacional do Iguaçu, a sétima atração turística no mundo voltará a abrir todos os dias, inclusive às segundas-feiras, por tempo indeterminado, a partir de 9 de julho. O atrativo contará com reforço no atendimento em todas as áreas de visitação turística. Do dia 9 até o dia 24, o parque abrirá uma hora mais cedo e atenderá os visitantes das 8h às 16h. Do dia 25 a 31, o atendimento terá o horário normalizado, das 9h às 16h.

Em julho de 2019, o parque recebeu 225.588 visitantes. No mesmo mês em 2020, a unidade ficou fechada por causa da pandemia e em 2021, foram 56.819 visitantes no mesmo período. “A meta é chegar aos de visitantes de 2019, mesmo porque temos mais atrativos e um desejo grande do brasileiro em viajar. O setor está muito otimista”, disse o secretário de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli.

O prefeito Chico Brasileiro aponta o resultado das campanhas e das ações desenvolvidas pelos órgãos de turismo no mercado interno e junto a Argentina e o Paraguai. “Foz do Iguaçu, em especial as Cataratas do Iguaçu, está nas campanhas internacionais da Embratur, o que reforça a imagem do destino em países da América Latina”, disse.

“Por outro lado, os órgãos de turismo do Brasil, Argentina e Paraguai, já desenvolvem ações para o incremento nas visitações. É um momento muito bom e movimento deve ser expressivo em julho e no segundo semestre deste ano”, ressaltou o prefeito.

Novidades e atrações

Na Itaipu Binacional, o turista terá novidades pelo aplicativo “Itaipu Turismo” que traz informações do complexo e permite a compra de passeios, além de poder avaliar, acessar curiosidades e experiências sobre as atrações. O aplicativo já está disponível para celulares Android e IOS. Já a partir da sexta-feira (1º de julho), o turismo passará a atender todos os dias da semana e com horários ampliados para os principais atrativos. A mudança seguirá até o dia 31.

Outros quatro atrativos esperam também um movimento diferenciado para julho. O Marco das Três Fronteiras organiza uma programação especial para suas atrações artístico-culturais, além da vista da tríplice fronteira (foz do rio Iguaçu com o rio Paraná), dos marcos instalados em Puerto Iguazú e Presidente Franco e do restaurante no local que funciona a partir das 17h.

O Parque das Aves deve mostrar o comportamento dos pássaros e os cuidados especiais que devem tomados no inverno. No parque, sempre que a temperatura é menor que 17ºC, são tomadas medidas para proteger os animais. Dentro dos recintos, são instaladas lâmpadas de cerâmica, que ajudam a aquecer o ambiente.

Por fora, cortinas plásticas formam barreiras contra o vento. O cuidado precisa ser ainda mais especial para espécies nativas de outras regiões do Brasil, como a Amazônia, onde não há como o do Sul do país.

Os novos atrativos como a Roda Gigante, Dreamland, Museu de Cera e Movies Cars aguardam o incremento no movimento. A Roda Gigante que a vista geral das cidades da tríplice fronteira será beneficiada com a cor do céu impactado pelos filtros diferenciados da luz solar. Vale lembrar que as 54 cabines do atrativo são climatizadas. Dreamland, Museu de Cera e Movies Cars apontam no turismo indoor, mais comuns no inverno.

Hospedagens

Marcelo Martini, presidente do Sindhotéis, disse que a maioria dos hotéis entra no mês de julho com uma ocupação em média de 50%, mas que pode chegar a 75% durante o período. “A expectativa é que esse mês de julho seja um ótimo mês para hotelaria de Foz”.

“Os hotéis estão preparados para receber os turistas que vêm de férias com a família, promovendo atrações para as crianças e outras festas temáticas. A expectativa também da vinda dos turistas argentinos e paraguaios, incrementa ainda mais, nos dando um cenário no mês de julho muito positivo, tanto para os hotéis, como para os bares e restaurantes”, disse.

As cantinas, churrascarias, bares e restaurantes terão cardápios especiais, especialmente para happy hours e jantares, focados na gastronomia tipica das festas juninas e da região, sopas, comida italiana e carta de vinhos. A proposta é atrair a clientela das cidades próximas, da Argentina e do Paraguai.

As lojas paraguaias vão organizar tours especais para compras nos shoppings de Ciudad del Este. O mesmo deve acontecer com o Duty Free instalado a poucos menos de dois quilômetros da Ponte da Fraternidade no lado argentino.

As lojas francas instaladas nos dois shoppings de Foz esperam também alta de movimento, garantem segurança e comodidade na compra parcelada de importados com cartões de crédito nacionais.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50447
[12:41, 01/07/2022] Leilane Dalla Benetta: Foto: Rubens Fraulini/Itaipu. Na Itaipu Binacional, o turista terá novidades pelo aplicativo “Itaipu Turismo” que traz informações do complexo e permite a compra de passeios.
[13:57, 01/07/2022] Leilane Dalla Benetta: Atendimento na rede municipal de ensino é tema da Semana do Migrante

Na manhã desta sexta-feira (01), equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação na Escola Libanesa-Brasileira

A importância do atendimento ao migrante no município de Foz do Iguaçu, principalmente nas instituições de ensino, foi tema de palestra da Secretaria Municipal de Educação na Semana do Migrante. Nesta sexta-feira (01), uma formação de coordenadores pedagógicos foi realizada na Escola Libanesa-Brasileira.

Instituída através da Lei 5.010/2021, a Semana do Migrante teve início no dia 26 de julho e encerra nesta sexta-feira (01). No período da manhã, professores e coordenadores das escolas municipais e Cmeis participaram do encontro, que abordou o atendimento ao migrante na rede municipal de ensino.

“Todos os anos, chegam a Foz do Iguaçu grande número de migrantes, principalmente crianças e jovens nas nossas instituições de ensino. Por isso, existe a necessidade de debater o tema com os profissionais da educação, e saber como podemos oferecer a melhor forma de atendimento a eles”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva.

A coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria de Educação, Lian Frois Chichoski, reforça que os temas relacionados à migração são de extrema importância para o município. “Principalmente quando tratamos do acolhimento. As pessoas muitas vezes deixam o país de origem por motivos como a guerra entre outras dificuldades. Elas saem em busca de uma vida melhor. Foz é uma porta de entrada e precisamos estar preparados para recebê-las”.

Documentário

A programação segue no período da noite desta sexta, no auditório da Fundação Cultural, onde será apresentado um documentário sobre a Palestina, produzido por quatro iguaçuenses que tiveram a oportunidade de visitar o território na região do Oriente Médio.

O documentário trata sobre questões da migração, do apartheid e as dificuldades vivenciadas pelos migrantes e suas vulnerabilidades.

A entrada é gratuita e toda a população está convidada para o evento, a partir das 20h.

Sobre a Semana do Migrante

As ações da Semana do Migrante foram organizadas em conjunto entre as secretarias de Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, e Turismo. Entre as atividades desenvolvidas estão o Yoga Day realizado em uma das sete maravilhas do mundo, ao ar livre, nas Cataratas do Iguaçu e Feirinha Gastronômica, na Avenida JK, envolvendo diversas etnias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp