Fiat Strada ganha mais performance com motor turbo flex

O mercado de picapes pode ser divido em dois: antes e depois do lançamento da Fiat Strada. Afinal, não há como negar que o modelo foi responsável por revolucionar o segmento. E não é para menos, já que sempre trouxe inovações para a categoria e ainda se consolida como a única picape a chegar no topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país no acumulado do ano. Para continuar com essa trajetória de sucesso, o modelo chega com novidades para lá de especiais com direito a mais performance com novo motor turbo flex, mudanças no design, nova versão para deixar a gama ainda mais completa e até mesmo uma edição limitada comemorativa muito especial.

Tudo começou em outubro de 1998, quando a Strada chegou ao mercado brasileiro. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida, como quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 ou terceira porta em 2013. Recentemente, em 2020, passou por uma grande mudança, quando ficou ainda mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. Já no ano seguinte, ela inovou mais uma vez, sendo a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT.  O sucesso tem sido tanto que, recentemente, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.

Com a Strada e a Toro, a Fiat conta com as duas picapes mais vendidas do Brasil. Aliás, é impossível falar da categoria, sem citar a Fiat. A marca é a número um no segmento, com participação de 43% no acumulado do ano. Além disso, a Strada se consolida como o veículo mais vendido do Brasil em 2023, feito que também conquistou em 2021 e 2022. Os números falam por si: somente neste ano, já foram comercializadas quase 61 mil unidades dessa picape. Mais do que isso, o sucesso da picape se estende além das fronteiras nacionais. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina

“A Fiat Strada é mais do que uma picape, é uma verdadeira revolução no mercado automotivo. Há alguns anos era improvável pensar que uma picape chagaria ao topo do mercado brasileiro, algo que só a Strada fez. Mais do que isso: ela é a prova viva que time que está ganhando se mexe sim. Ao longo da sua história, ela não parou de evoluir e, em 2023, quando completa 25 anos, não poderia ser diferente. Além de estar mais potente com um novo motor, ter ganhado mais funcionalidades e até uma nova versão, também trazemos uma edição comemorativa de aniversário, afinal, completar tanto tempo de mercado e ainda se manter tão relevante e no topo do ranking, não é para qualquer um”, celebra Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Muito mais performance

A performance da Strada que já era boa, ficou ainda melhor. A picape ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex. E não para por aí: com o novo motor, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo.

O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.

Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. A Fiat Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Como se não bastasse, também há novidades no powertrain da Fiat Strada para a versão Endurance, que passa contar com o motor 1.3 Firefly, propulsor que já é conhecido por sua robustez e eficiência. Com nota A de consumo pelo Inmetro, ele é um dos mais eficientes e econômicos do segmento e faz até 14,2 Km/l na estrada. Além disso, são 107 cv de potência e 134 Nm de torque com etanol e 98 cv e 129 Nm quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com câmbio manual de cinco marchas.

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