Depois de sua estreia no Festival do Japão de São Paulo, no último fim de semana, a Frontier “mais japonesa” do Brasil chega à Japan House São Paulo, espaço criado pelo governo japonês com o propósito de propagar elementos da cultura nipônica que unem tradição e futuro, assim como a picape da Nissan.
A obra de arte sobre rodas é fruto da 3ª edição do Concurso Acadêmico de Design da Nissan, que homenageia os 115 anos da imigração japonesa e desafiou estudantes universitários de todo o Brasil a celebrar a cultura nipônica tendo uma picape Frontier como “tela”. Do “papel” para o mundo real, uma Nissan Frontier de verdade foi transformada seguindo o projeto campeão, criado por Eric Laureado Belfort Wolter, estudante de Design Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto do estudante utiliza vários ícones da cultura nipônica num estilo contemporâneo e associados com a famosa pintura “A Grande Onda”, do artista japonês Katsushika Hokusai, que representa a vinda dos imigrantes do Japão para o Brasil. A transformação contou com o suporte dos designers do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica em São Paulo.
“A ideia toda veio de uma grande reflexão sobre o conceito de cultura. Notei que, quase como regra, as pessoas associam a cultura de um país ao que é clássico, antigo. Assim como a picape da Nissan, quis dar um ar novo a isso”, explica. Eric desenhou os ícones japoneses no estilo arte de rua em uma espécie de mural. “Depois, tracei um paralelo com a Grande Onda. Assim como ela, a cultura está em constante movimento”, complementa o estudante.
Os visitantes que forem até o espaço Sotodoma da Japan House São Paulo de hoje até domingo, 16 de julho, poderão conferir todos os detalhes do projeto.