Frontier “mais japonesa” do Brasil chega à Japan House São Paulo

Depois de sua estreia no Festival do Japão de São Paulo, no último fim de semana, a Frontier “mais japonesa” do Brasil chega à Japan House São Paulo, espaço criado pelo governo japonês com o propósito de propagar elementos da cultura nipônica que unem tradição e futuro, assim como a picape da Nissan.

A obra de arte sobre rodas é fruto da 3ª edição do Concurso Acadêmico de Design da Nissan, que homenageia os 115 anos da imigração japonesa e desafiou estudantes universitários de todo o Brasil a celebrar a cultura nipônica tendo uma picape Frontier como “tela”. Do “papel” para o mundo real, uma Nissan Frontier de verdade foi transformada seguindo o projeto campeão, criado por Eric Laureado Belfort Wolter, estudante de Design Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O projeto do estudante utiliza vários ícones da cultura nipônica num estilo contemporâneo e associados com a famosa pintura “A Grande Onda”, do artista japonês Katsushika Hokusai, que representa a vinda dos imigrantes do Japão para o Brasil. A transformação contou com o suporte dos designers do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica em São Paulo.

“A ideia toda veio de uma grande reflexão sobre o conceito de cultura. Notei que, quase como regra, as pessoas associam a cultura de um país ao que é clássico, antigo. Assim como a picape da Nissan, quis dar um ar novo a isso”, explica. Eric desenhou os ícones japoneses no estilo arte de rua em uma espécie de mural. “Depois, tracei um paralelo com a Grande Onda. Assim como ela, a cultura está em constante movimento”, complementa o estudante.

Os visitantes que forem até o espaço Sotodoma da Japan House São Paulo de hoje até domingo, 16 de julho, poderão conferir todos os detalhes do projeto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp