Frota de veículo elétricos tem aumento de 503% em quatro anos e pode puxar venda de carregadores movidos à energia solar

Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que o mercado de carros elétricos vem crescendo rapidamente no Brasil. De acordo com o levantamento, houve um crescimento de aproximadamente 503% na frota de elétricos, passando de 24,6 mil em 2019 para 124,4 mil em 2023.

Raphael Brito, sócio e proprietário da Solarprime, comenta que a demanda contínua por carros elétricos já é uma realidade e o mercado de carregadores elétricos tem que acompanhar o aumento no número de eletropostos, que em dezembro de 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, chegou a um total de aproximadamente 2.950 entre públicos e semipúblicos no país.

“A procura por esse tipo de veículo tornou-se mais frequente não só por uma mudança de comportamento e engajamento das pessoas com o meio ambiente, mas também por uma questão de economia”, ressalta Brito.

Brito explica que utilizar um carro elétrico pode ser mais vantajoso e econômico. “Isso porque o consumo médio de um veículo elétrico varia de 15 kWh a 25 kWh para cada 100 km. Portanto, percorrer mil km pode custar, por exemplo, entre R$ 105 e R$ 175, isso considerando uma tarifa média de R$ 0,70/kWh. Dos modelos disponíveis no Brasil, a autonomia varia de 150 km a 530 km com uma carga completa. Considerando o valor médio da gasolina no país, de R$ 5,51 e uma média de 12 km por litro, seria preciso desembolsar um valor de cerca de R$ 457 para abastecer um carro a combustão”, explica.

O sócio fundador da Solarprime Raphael Brito, ressalta que no futuro, com as mudanças de comportamento e paradigmas, será possível abastecermos os veículos a custo zero. “Abastecer um veículo mesmo pagando a eletricidade já é vantajoso. Agora imagine se o consumidor gerar a própria energia solar em casa ou num estabelecimento comercial. O custo a longo prazo será praticamente zero”, enfatiza Brito.

2022 Chevrolet Bolt EUV

Melhor trimestre da história para carros eletrificados

O mês de março foi considerado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico como o melhor mês da série histórica da instituição iniciada em 2012. Segundo a ABVE, o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados emplacou 5.989 unidades em março, o que representa um crescimento de 55,5% em relação a março de 2022 (3.851).

Os números de março também confirmam o primeiro trimestre de 2023 como o melhor primeiro trimestre da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos — 50% a mais do que o mesmo período de 2022 (9.844).

O número de eletropostos, consequentemente, tem aumentado e a previsão dos empresários do setor, segundo a ABVE, é de que haverá pelo menos 10 mil até 2025.

“O aumento no número de eletropostos tem puxado as vendas de carregadores na Solarprime. Em 2023, por exemplo, temos a previsão de comercializar cerca de 800 carregadores movidos à energia solar, sendo 40% do tipo monofásico e 60% trifásicos. A projeção é que até 2024, a empresa possa vender mais de 2 mil unidades, com previsão de aumento aproximado de 150%”, revela Brito.

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