Esporte

Frota do Sertões 2021 terá carros conectados

Pelo terceiro ano consecutivo, os veículos da organização do Sertões 2021 estarão conectados pela tecnologia de monitoramento da Smart Driving Labs, plataforma para carros conectados, cuja missão é transformar dados em oportunidades. Neste ano, o percurso da 29ª edição do maior rally das Américas acontece de 13 a 22 de agosto, com largada inédita na Praia da Pipa (RN), para um roteiro 100% nordestino. Dos nove estados do NE o rally vai passar por sete. 

Durante 9 dias, serão percorridos cerca de 3.500 km pelo sertão, cujo cenário principal será a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro. Além dos carros de competição, o evento conta com uma frota de 60 carros da organização, que circulam pelo percurso com tripulações responsáveis pela área técnica, comunicação, ambiental, staff, entre outros. “Todos os 60 veículos estarão conectados pela tecnologia da SDL, garantindo maior segurança do início ao fim em cada trajeto para essas equipes”, comenta Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs. 

O sistema instalado em todos os veículos Mitsubishi L200 Triton, marca parceira do Sertões há 18 anos, permite o monitoramento, em tempo real, de parâmetros vitais como velocidade média, freadas bruscas, eventuais problemas técnicos nos veículos, entre outros. 

Desde que passaram a ser monitorados pela tecnologia da empresa, a condução dos motoristas também se mostrou mais segura. Em 2020, os dados coletados por meio de sensores apontaram que 99% dos motoristas utilizaram cinto de segurança e houve redução de 53% na média de acelerações bruscas. Em meio a outras tantas informações recolhidas pela tecnologia, 37,3% das viagens ocorreram com velocidade média abaixo de 50km/h; além da redução de custos de manutenção por veículo. 

“Para o Sertões é de extrema importância renovar essa parceria e poder contar com o sistema da Smart Driving Labs, que proporciona maior segurança aos nossos condutores, nos traz todos os dados para podermos trabalhar com prevenção de problemas, além de nos dar acesso à localização de todos os veículos na prova, visando acionar o resgate caso necessário. Além claro da premiação em dinheiro, que é um incentivo aos condutores, que trabalham voluntariamente”, destaca Joaquim Monteiro, CEO do Sertões. 

Prêmio Smart Driver 

Seguindo a tendência dos anos anteriores, com o fim de incentivar a condução mais segura, a Smart Driving Labs irá premiar o melhor motorista em cada uma das 6 categorias em disputa.  Ao todo será distribuído o valor de R$ 24 mil entre os condutores que tiverem a melhor pontuação de condução. 

A análise dos ganhadores será feita com base na comparação de relatórios que apontam os dados obtidos ao longo do trajeto, como uso do cinto de segurança, freadas bruscas, aceleração, quantidade de incidentes identificados pela força G proveniente do acelerômetro e o custo de manutenção do veículo após o evento. 

Segurança e Sustentabilidade 

Seguindo os protocolos de segurança, neste ano o Sertões será em formato híbrido, as equipes e competidores poderão usar restaurantes e hotéis das cidades anfitriãs com selo “turismo responsável”.  O evento também ampliou suas ações de sustentabilidade e criou um plano de ações sustentáveis até 2025, passando a ser Carbono Zero a partir desta edição.