Depois do primeiro giro do motor do A424 no banco de ensaios e as primeiras sessões no simulador em julho, o Hipercarro deu sua primeiríssima volta em baixa velocidade no início de agosto, sob o comando de Nicolas Lapierre. O piloto francês voltou a assumir o volante do carro na última segunda-feira, para um shakedown no Circuito Paul Ricard Le Castellet, para verificar o funcionamento das funções de segurança.
No dia seguinte, foi iniciado o trabalho de fundo no traçado de 5,8 km, com uma série de sprints curtos para verificar o comportamento do protótipo e conferir o funcionamento dos principais componentes do carro, incluindo câmbio, freios e sistema de resfriamento, item fundamental durante a onda de calor extrema na França. Paralelamente, o motor V6 3.4 l monoturbo, desenvolvido na planta de Viry-Châtillon, também recebeu uma atenção especial, principalmente no quesito mapeamento.
Na pista que foi aberta apenas no fim da quarta-feira, foram validadas as evoluções implementadas no dia anterior, principalmente em relação ao mapeamento e softwares.
No último dia, as voltas no circuito foram se tornando progressivamente mais longas, permitindo coletar valiosos dados e iniciar a compreensão dos pneus Michelin. A quinta-feira terminou com uma sessão de aproximadamente trinta voltas, totalizando mais de 700 km.
No total, o Alpine A424 percorreu pouco mais de 1.000 km sem grandes problemas, permitindo que a equipe acumulasse grandes aprendizados e uma série de dados, que já estão sendo analisados.
Esta semana produtiva também teve três pilotos da equipe atual da Alpine-Signatech se revezando ao volante: Nicolas Lapierre (segunda e terça), Matthieu Vaxivière (quarta e quinta) e Charles Milesi (quinta-feira).
A Alpine vai continuar o desenvolvimento do A424 na pista com novas sessões previstas no próximo mês, no Circuito Motorland de Aragão, na Espanha.