Mais de 7,8 mil paranaenses já solicitaram a Carteira do Autista

No Paraná, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista  já foi solicitada por 7,8 mil paranaenses. O documento ajuda na identificação e no atendimento prioritário de pessoas que estão no TEA.

Em posse da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), emitida de forma gratuita para pessoas com autismo, fica assegurada a prioridade no atendimento em serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.  No caso dos serviços particulares, inclui supermercados, bancos, farmácias, restaurantes e lojas em geral.

Todos os paranaenses que possuem o TEA podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista gratuitamente e pela internet através do site: https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Cidadania/Direitos/Solicitar-a-Carteira-do-Autista-gwoBgeNz

A Carteira do Autista é conectada com o RG do seu portador e possibilita a assinatura digital do solicitante pelo sistema.

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:

• Documento RG, CPF do Autista.• Documento RG, CPF do Responsável.• Fotografia 3×4 do Autista digitalizada. A fotografia deve ser o mais recente possível, estar no formato 3cm x 4cm e com boa resolução para impressão.• Laudo Médico digitalizado. O Laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.• Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp