Metaverso é a mais nova ferramenta da Nissan para potencializar as experiências dos clientes

Metaverso – uma palavra que virou lugar-comum, reunindo tecnologias emocionantes como realidade virtual, realidade aumentada, blockchain e muito mais. Para a Nissan, o metaverso representa uma nova plataforma para avançar em seu propósito corporativo de impulsionar a inovação para enriquecer a vida dos clientes e explorar novas formas de servi-los.

O metaverso oferece oportunidades incrivelmente novas, emocionantes e valiosas para a Nissan. Queremos aproveitar esta tecnologia e explorar o que o futuro nos reserva. Por isso, é muito bacana envolver nossos clientes nesta jornada”, disse Coralie Musy, Vice-Presidente de Marca & Experiência do Cliente na Nissan África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania (AMIEO).

O que é o metaverso?

Em poucas palavras, o metaverso representa um espaço virtual e imersivo online, que reúne o mundo físico com o digital. É comum simplesmente associar o metaverso com a realidade virtual. Mas apesar de esta tecnologia constituir grande parte do metaverso, estes dois termos não significam a mesma coisa.

Por ser uma tecnologia recente, a escala e escopo do metaverso ainda não foram definidos, mas estão abertos à interpretação. Isso significa que tanto os filtros dos nossos smartphones de realidade aumentada como as plataformas descentralizadas de jogos (que ampliam nossas realidades) fazem parte do metaverso da mesma forma como as experiências de realidade virtual e os hologramas.

Como a indústria automotiva pode explorar o metaverso?

Para a indústria automotiva, o metaverso apresenta oportunidades fantásticas, desde o desenvolvimento e produção de automóveis até serviços e suporte pós-venda. A Nissan, por exemplo, já está utilizando as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para desenvolver e consolidar o design de seus futuros veículos. Designers de estúdios da marca espalhados pelo mundo trabalham colaborativamente de forma virtual para analisar protótipos, interagir e até mesmo fazer modificações, em tempo real. A tecnologia facilita incrivelmente as conversas e acelera o processo de aprovação para passar para a fase de desenvolvimento.

O metaverso também abre novas formas de capacitar as equipes, aumentando os processos de produção com realidade mista. Além disso, as empresas também podem utilizar o metaverso para construir showrooms virtuais para que os consumidores possam conhecer os veículos por meio de experiências imersivas e realmente únicas.

Projetos da Nissan no metaverso

A Nissan reconhece que os clientes estão a cada dia mais em busca de inovações emocionantes. Por isso, seus projetos mais recentes em todo o mundo estão explorando como o metaverso pode fazer exatamente isso.

No Japão, a Nissan faz uma imersão no mundo virtual com o Sakura

Em maio de 2022, a Nissan revelou o Nissan Sakura – um veículo 100% elétrico do segmento mini, que é específico do Japão – tanto metaverso como no mundo real. Como parte da experiência, usuários do VRChat de todo o mundo podiam explorar a ilha virtual Nissan Sakura Driving Island, onde era possível fazer um test drive virtual no carro e até mesmo recarregá-lo, enquanto desfrutavam de chá e doces tradicionais japoneses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp