Tarcisio Dias - Mecânica Online

O que significa um veículo completo hoje em dia?

Você está à procura do seu próximo veículo quando encontra aquele anúncio: modelo em perfeito estado e completo. O que será que realmente significa um veículo completo nos tempos atuais?
Outro termo habitual é o completo de fábrica, com todos os itens de opcionais. Será que realmente vale a pena? Quais itens que já vêm com o modelo, entre os de série e os opcionais? Quais são os itens obrigatórios?
Temos muitos nomes, peças e acessórios aos quais devemos nos manter atentos que, às vezes, fica difícil decidir na hora de comprar um novo carro ou saber se estamos fazendo a escolha certa. Será que esses itens vão realmente ser úteis em minha condução, para minha segurança?
Antigamente era ar, vidro, trava e direção. O ar condicionado, os vidros elétricos, trava elétrica (alarme) e a direção hidráulica. Os tempos mudaram e a evolução dos veículos é constante, permitindo várias opções que mudam os diferenciais de um veículo completo atualmente.
Claro que o famoso trio de antigamente continua, o ar condicionado é importante, se puder escolha os que possuem controle eletrônico, fica fácil programar a temperatura mais confortável.
Os vidros elétricos também, mas observe a abertura e fechamento com apenas um toque, quer por dentro do veículo ou então diretamente através da chave. O fechamento do veículo e acionamento do alarme através do controle da chave é importante e a direção, aposte com assistência elétrica, garante maior facilidade no controle do veículo e melhor eficiência energética, pois ajuda na redução do consumo de combustível.É sempre importante destacar que a escolha do veículo deve sempre considerar as necessidades do motorista, da sua família, da aplicação do veículo.
A melhor tecnologia é aquela que resulta em mais segurança para todos.
Hoje os freios ABS são obrigatórios, assim como airbags duplo frontal. Dois airbags é o mínimo, mas cuidado também para não comprar um veículo com muitos airbags, pois num simples acidente o custo de reparo pode ficar muito alto. Considere de quatro a seis airbags, entre eles o de cortina.
Que o brasileiro gosta de deixar seu carro equipado e esportivo todos sabemos, mas é importante investir em itens que muitas vezes não vemos, mas garantem a segurança em risco / casos de acidentes.
O controle eletrônico de estabilidade e de tração é outro item essencial atualmente. Não permita que seu próximo carro não possua esse item que já deveria ser obrigatório, mas foi prorrogado para todos os veículos a partir de janeiro de 2024.
Em breve outros itens de segurança serão obrigatórios em 100% da frota de veículos zero-quilômetro. São eles: luzes de rodagem diurna (janeiro de 2024), alerta de não afivelamento de cintos de segurança (2024), luzes repetidoras laterais (2024), luzes de frenagem de emergência (2024) e regulagem de altura dos faróis (2024).
Considere também o ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro.
Na hora de estacionar sensores dianteiros e traseiros ajudam muito, assim como câmera de ré ou ao menos alertas sonoros de proximidade que evitam pequenos danos em manobras.
Com a segurança equilibrada, vamos melhorar nossa condução. Item simples e cada vez mais importante: o monitoramento da pressão dos pneus resulta em mais segurança e menor consumo de combustível, além de manter a vida útil do componente.
Um item que considero importante, mas que ficou caro para o brasileiro é o piloto automático inteligente, ou Adaptive Cruise Control (ACC). Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. Normalmente vem combinado com outros recursos que vão agregar muito mais segurança e conforto na condução, evitando acidentes e garantindo uma viagem mais tranquila.
E a multimídia, será que é importante também? Claro que sim. Cada vez mais o celular que já invadiu nossas vidas é útil junto ao veículo. Como item básico considero a conectividade com smartphones Android e Apple. Muitos modelos ainda utilizam o cabo USB para essa conexão, mas já é possível encontrar alguns com espelhamento sem fio.
Entre as vantagens você terá as funcionalidades principais do seu celular em seu veículo, mas com as mãos livres, sem tocar no celular. Utilizar mapas de navegação, atender e realizar chamadas e até ouvir mensagens que chegam no WhatsApp, por exemplo.
São muitos os itens oferecidos nos veículos atualmente e não é nada fácil dizer quando temos um veículo completo. Tudo vai sempre recair nas necessidades do motorista e uso do veículo.
Primeiro faça uma comparação entre os veículos para identificar aquele que melhor vai corresponder suas necessidades, depois verifique a composição das versões e veja aquela que oferecer a melhor relação entre custo e benefícios.
 
Por Tarcísio Dias