Turismo

Países recém abertos para brasileiros têm preço médio de passagens com até 35% de redução

Os brasileiros podem finalmente se planejar para visitar diferentes países pelo mundo e com economia em relação aos dois últimos anos. Recentemente, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e vários outros destinos se juntaram à lista de 120 países abertos para turistas vindos do Brasil, de acordo com o Mapa de Restrições. Dados do KAYAK mostram que houve considerável queda no preço dos bilhetes e as buscas de voos para esses países cresceram no metabuscador de viagens.

Um novo levantamento do metabuscador de viagens apontou que o valor médio das passagens sofreu queda para quase todos esses destinos na comparação entre 2021 e 2019. Considerando o preço médio de uma passagem para a Espanha, por exemplo, houve um decréscimo de 35%. O país é o que apresenta maior queda de preço, seguido da República Tcheca, com -32%, Alemanha, com -28%, Portugal, com -24%, e Bélgica, com -18%. As exceções são os preços médios para passagens para o Peru, que subiram 16%, e para o Canadá, que cresceram 4%.

Na comparação agosto versus julho de 2021, no entanto, percebe-se um aumento nos preços. Com exceção da Bélgica, já podemos constatar aumento de preço médio de passagens este ano, chegando a 17%, no caso do Peru, e 13%, para Portugal. Planejar e comprar passagens aéreas com antecedência significa viajar com mais economia. Um outro levantamento do KAYAK mostrou que a média de preço dos voos internacionais fica até 47% mais em conta para compras feitas com cerca de quatro meses de antecedência.

Metodologia: Levantamento realizado em setembro de 2021, com base em buscas feitas no KAYAK em agosto de 2021, em comparação com julho de 2021 e agosto de 2019, para viagens até dezembro de 2021.

Quanto ao volume de pesquisas, em agosto, Espanha, Alemanha, Bélgica e Portugal foram os destinos com maior crescimento em buscas por passagens aéreas com relação a julho de 2021. Houve um aumento de 235%, 222%, 199% e 165%, respectivamente. Outros lugares recém-abertos, como Peru, República Tcheca e Canadá, também apresentaram aumento no volume de buscas entre 75% e 99% em agosto versus julho. Na comparação entre agosto de 2021 e agosto de 2019, os aumentos também são visíveis, ainda que com percentuais menores, entre 2% (no caso da Bélgica) e 67% (no caso do Canadá). Apenas a República Tcheca teve diminuição no volume de buscas na checagem entre os dois anos.

A retomada de viagens internacionais exige cuidados adicionais na hora de viajar, como confirmar a validade do passaporte e também dos vistos de entrada. Além disso, é importante se certificar das exigências para cada destino, pois há países que impõem quarentena e teste RT-PCR com resultado negativo. Quanto às vacinas contra a covid-19, a Coronavac ainda não está aprovada para Alemanha e França.