Variedades

Prefeitura busca parceria com o PTI para promover ensino de tecnologia aos jovens de Foz do Iguaçu

As parcerias entre Prefeitura de Foz do Iguaçu e Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) estão partindo para novas áreas de atuação. Nesta sexta-feira, 24, o prefeito Chico Brasileiro e o secretário de Tecnologia da Informação, Rafael Sanches, discutiram métodos para o incentivo ao estudo da tecnologia para jovens da cidade.

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, promover cursos de capacitação para jovens, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social, possibilita novas oportunidades de vida.

“Ao trazer esse universo de conhecimento que provém da tecnologia, expandimos o leque de futuro para esse jovem, pois se trata de uma área repleta de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Queremos alinhar objetivos em parceria com o PTI, para traçarmos um programa como esse para os próximos anos”, salientou o prefeito.

O secretário de Tecnologia e Informação salientou que o interesse pela tecnologia pode ser facilmente despertado quando incentivado desde o começo, em cursos técnicos ou até mesmo na escola. “A demanda de profissionais no mercado é muito alta e grandes empresas, até mesmo o poder público, está sempre atrás de mão de obra capacitada para o setor de tecnologia. Com toda a certeza um projeto como esse teria um impacto a longo prazo para Foz”, afirmou Sanches.

O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, apresentou ainda outros projetos em andamento que envolvem a união entre as duas instituições, como o laboratório Labmaker, onde serão desenvolvidas atividades com professores de dez escolas da rede municipal de educação. Por meio dele, é incentivada a prática de atividades voltadas à tecnologia e uso de ferramentas inovadoras. Após a formação com os profissionais da educação, o objetivo é envolver também os alunos da rede.

“Todas as pesquisas e métodos de trabalho realizados pela equipe do PTI precisam dar esse retorno à sociedade. Queremos trabalhar com uma agenda cooperada e buscar meios de alinhar cada vez mais o poder público com o que é trabalhado aqui e tornar acessível para a população”, disse Garrido.

Projetos entre Prefeitura e PTI

De acordo com o prefeito, outra proposta é promover uma capacitação com os secretários municipais sobre cidades inteligentes, ministrada pelos técnicos do PTI que desenvolvem o projeto diariamente.

“O PTI é um dos braços estratégicos da cidade, parceiro que caminha junto conosco. Uma cidade inteligente só é construída quando todos os setores convergem para um mesmo fim”, afirmou.

Prefeitura e PTI também estarão juntos na Expo Dubai 2020, focados em atrair investidores e projetos para o turismo da cidade. “Solicitamos, junto ao Governo do Estado, uma sala para que pudéssemos realizar negócios estratégicos e ligados com Foz do Iguaçu. O turismo seria a chave central para estabelecermos parcerias e uma agenda cooperada”, comentou Edinardo Aguiar, diretor de Captação de Novos Investimentos.