Projeto social motiva crianças e adolescentes de Foz à prática do bicicross

Foz do Iguaçu é uma das cidades do Estado com um dos melhores desempenhos no Bicicross, esporte que usa bicicletas especiais para corridas em pistas de terra. Grande parte do sucesso se deve a um projeto social, apoiado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que incentiva a prática da modalidade para crianças e adolescentes.

Desde o início dos trabalhos com o esporte, em 2018, o projeto Amigos já reúne seis campeões estaduais, quatro campeões sul brasileiros e sete campeões nos jogos de Aventura e Natureza.

No evento mais recente, a Copa Toledo de Bicicross, realizada no domingo (8), foram quatro novos campeões em diversas categorias: Enzo Jun Misugi, na categoria pré bike; Ana Laura Gonçalves, na girls 13/14 anos; Ana Gabriela Pereira, na girls 15/16 anos e Dorival Gustavo da Silva, na categoria boys 15/16; além de três segundos lugares, um terceiro lugar e quatro quintos lugares.

Mudanças por meio do esporte

A presidente do projeto, Fabiana Gonçalves, conta que a iniciativa começou em 2012, na região do Portal da Foz, com cursos de música, dança, educação e também outros esportes.

Em 2018, com recursos da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, foi construída a pista de BMX, como é popularmente conhecido o bicicross, e a procura pelo esporte aumentou. Hoje são 45 alunos matriculados na escolinha e outras 200 crianças e adolescentes assistidas pelo projeto.

“É maravilhoso este trabalho e poder ver jovens que não tinham esperança em viver algo diferente, estarem praticando um esporte que financeiramente não poderiam praticar e ainda por cima indo muito bem nas provas”, diz Fabiana.

Para se dedicarem mais aos treinos alguns dos pilotos que representam o município e recebem o Bolsa Atleta, além de contarem com o auxílio da Prefeitura para o custeio de viagens, apoio na pista e competições locais.

“Os talentos existem aos montes, por isso precisamos de apoios e iniciativas que permitam com que esses jovens pratiquem o esporte e conquistem grandes feitos. Para termos o orgulho, precisamos também fazer a nossa parte e incentivá-los com o que for necessário”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp