Rampage chega para elevar nível das picapes

Por Roberto Nunes, em São Paulo

Anunciada como o maior lançamento da indústria automotiva no Brasil, a Rampage vai mudar o patamar das picapes no mercado nacional. Produzida no complexo automotiva do Grupo Stellantis em Goiana (Pernambuco), a Ram Rampage finca suas quatro rodas no terreno dominado por modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, entre outras picapes médias do país. Lançamento mundial da Ram, a Rampage inaugura uma nova fase, sendo a primeira picape concebida e desenvolvida pela marca fora dos Estados Unidos.

A Rampage foi testada pelo jornalista automotivo Roberto Nunes no Autódromo de Interlagos, a meca do automobilismo brasileiro, e chega ao mercado em três versões: Laramie, Rebel e R/T, sempre com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. A picape tem opção dos motores a diesel e a gasolina, ambos com sistema turbo, e preços bem competitivos. O preço da Toyota Hilux mais cara – modelo mais vendido entre as picapes médias no Brasil – sai na faixa dos R$ 335 mil -, bem acima do valor de lançamento da picape Rampage – que será vendida entre R$ 239.990, a configuração de entrada Rebel Huricane, e R$ 269.990, na topo da gama Rampage R/T.

A Ram Rampage exigiu investimento superior a R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está colocando no Brasil entre 2018 e 2025. Assim, a marca Ram, controlada pelo Grupo Stellantis, oferece a nova picape nas versões Laramie, Rebel e R/T. Com isso, completa a linha de picapes com os modelos 1500, 2500 e 3500.

A Rampage tem as seguintes versões e preços de lançamento: Rebel Turbo Diesel (R$ 239.990), Rebel Hurricane 4 Gasolina (R$ 249.990), Laramie Turbo Diesel (R$ 249.990), Laramie Hurricane 4 Gasolina (R$ 259.990) e R/T Hurricane 4 Gasolina (R$ 269.990).

A carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para a carroceria ficar “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja. A Rebel tem visual off-road, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500.

Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto pintado em preto. Vale ressaltar ainda a atenção colocada nos detalhes da Rampage, como nos conjuntos óticos, ambos inteiramente de LED.

Na frente, os faróis têm assinatura marcante e as setas são dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora – recurso inédito no segmento. Ainda nos faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED com função cornering (acompanham a curva).

Atrás, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape. Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.

FORÇA

A Ram oferece a Rampage com o moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. De última geração, ele é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.

Parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global) da Stellantis, o Hurricane 4 tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Tudo para proporcionar o melhor desempenho entre as picapes produzidas na região. Na versão R/T, a mais esportiva de todas, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. Nas demais, o desempenho ainda é de tirar o fôlego – 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Vale mencionar que, quando equipada com este motor, a Rampage conta com escapamento duplo que, na versão R/T, produz um som ainda mais instigante.

No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos. Na R/T, esse comando leva o nome da versão e altera ainda mais esses pontos. O outro propulsor da Rampage é o já consagrado Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Uma combinação imbatível de economia e performance, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie.

A esportividade da Rampage está na configuração R/T. Para segurar o ímpeto, a Ram equipou a picape com molas e amortecedores mais firmes, rebaixamento de 10 mm na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com pneus 235/55. Na Rebel, a aptidão para o fora de estrada é reforçada pelos pneus All Terrain 235/65 R17 (com banda de rodagem ainda mais fora de estrada na opção a gasolina). A versão Laramie conta com aros de 18” e pneus 235/60.

A força do motor Hurricane 4 é segurada pelo sistema de freios. Em todas as Rampage eles são a disco ventilados nas quatro rodas – 305 mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás. O freio de estacionamento é eletrônico e tem o recurso Auto Hold, facilitando a vida do motorista em trânsito pesado. Nos aclives, há ainda o Start Assist (para partida em rampa). Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road. A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. Números que tornam fácil o transporte de cargas pesadas na caçamba, que conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica.

O interior da Rampage foi elaborado cuidadosamente para trazer luxo e bem-estar aos ocupantes. Os bancos foram inspirados em móveis premium, criando uma sensação de poltrona de sala de estar. Tudo com um nível muito alto de acabamento, como se vê na escolha de materiais nobres como couro perfurado e suede (este, exclusivo da versão R/T, que também conta com costuras vermelhas para incrementar ainda mais o visual esportivo). O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás. A atenção na composição de uma atmosfera requintada também se reflete na luz ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon. Esse último conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gerar 360 watts de potência.

O interior da Rampage foi elaborado cuidadosamente para trazer luxo e bem-estar aos ocupantes. Os bancos foram inspirados em móveis premium, criando uma sensação de poltrona de sala de estar. Tudo com um nível muito alto de acabamento, como se vê na escolha de materiais nobres como couro perfurado e suede (este, exclusivo da versão R/T, que também conta com costuras vermelhas para incrementar ainda mais o visual esportivo). O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás. A atenção na composição de uma atmosfera requintada também se reflete na luz ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon. Esse último conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gerar 360 watts de potência.

No console central, outro ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone. Falando em carregamento, 6 portas USB – sendo 3 do tipo C – estão espalhadas pela cabine, a maior quantidade entre as picapes compactas e médias oferecidas no mercado. Vale lembrar que duas dessas estão posicionadas em um porta-objetos localizado abaixo do console central.

A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui, por exemplo: sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução. Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

A Ram oferece ainda um pacote de 35 acessórios Moppar para incrementar ainda mais o visual da picape Rampage. Agora, é esperar o movimento das marcas que oferecem picapes no Brasil. Todos os concorrentes devem, sim, mudar suas estratégias e baixar ainda mais seus preços para garantir a competitividade no mercado de picapes no País.

Versões e preços de lançamento:

🚘 Rebel Turbo Diesel (R$ 239.990)

🚘 Rebel Hurricane 4 Gasolina (R$ 249.990),

🚘 Laramie Turbo Diesel (R$ 249.990)

🚘 Laramie Hurricane 4 Gasolina (R$ 259.990) e

🚘 R/T Hurricane 4 Gasolina (R$ 269.990).

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