Ranger 2023 ganha nova versão FX4

A Ford possui um amplo portfólio de picapes em seu catálogo com sete versões da Ranger e 15,2% de participação de mercado em 2021, iniciando na XL 2.2 4×4 até a Limited 3.2 4×4. São duas opções de motores (2.2 – 160 cv, e 3.2 litros – 200 cv) e duas de tração (4×2 e 4×4).

Agora a marca reserva mais uma novidade para o mercado brasileiro, com o lançamento da Ranger FX4 que busca conquistar o consumidor mais aventureiro.

É cada vez maior o uso das picapes no fluxo urbano, tendência que a Ford investiu com as versões Storm (2.002 unidades vendidas em 2021) e Black (1.286 unidades vendidas em 2021).

A linha Ranger também aposta no pacote Advancetrac® que combina controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga & oscilação de reboque e assistência em frenagem de emergência.

Entre os recursos e tecnologias oferecidas na linha Ranger temos o assistente de permanência em faixa, assistente de fadiga, maior capacidade de imersão, de cerca de 800 mm e novo sistema de redução de poluente.

E a Ford também aposta nos diferenciais para fazer sucesso na categoria, como a direção elétrica; os 7 airbags; diferencial traseiro blocante eletrônico; suspensão calibrada por classe de peso: agilidade, melhor uso do curso e maior conforto; tampa traseira assistida e 5 anos de garantia.

Quando o assunto é Mecânica Online® temos o sistema de redução de poluentes que diminui significativamente as emissões de poluentes (nox), atende e ultrapassa as exigências legais
em mais de 70%, utiliza reagente líquido Arla 32, mas sem perder a potência e torque do
motor.

Por falar em Arla, o intervalo entre as regenerações do filtro de partículas é 2 vezes maior e o modelo também possui o alerta de abastecimento otimizado, com capacidade do tanque de 20 litros, que permite uma autonomia entre 10.000km e 14.000km (condução normal). Na ponta do lápis é menos de R$ 0,01 por km rodado.

Entre os itens de conforto e comodidade temos tampa traseira com assistência de abertura e fechamento, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, direção com assistência elétrica e ajuste elétrico do banco.

Outro grande diferencial da linha Ranger é o pacote de itens e tecnologias em segurança. São 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento, controle adaptativo de carga & oscilação de reboque, assistência em frenagem de emergência, assistente de fadiga, freios ABS com EBD, travamento automático das portas, construção em chassi e altura livre do solo de 235 mm.

E tem mais, as picapes estão super atualizadas em conectividade e interação. O pacote FordPass Connect permite entre suas funções o travamento e destravamento remoto, a partida remota com climatização, partida remota agendada, alerta de acionamento do alarme, alertas de funcionamento, status do veículo (autonomia, odômetro, pressão dos pneus), sistema de localização e proteção de dados (privacidade do consumidor).

Para quem procura uma picape com estilo para aventura, a Ranger FX4 chega agora em seis cores buscando aproximar o fora de estrada e a sofisticação.

Observando de perto o modelo observamos o cuidado da Ford em oferecer um design que combina esportividade, mas sem perder na aventura, destacada pelo snorkel para enfrentar situações alagadas e a inscrição FX4 nos bancos.

No interior chama atenção a costura na cor vermelha, o que carrega o perfil da esportividade, combinando com acabamento em tom escuro brilhante.

O cliente pode escolher entre duas opções de pneus: a primeira opção é para uso misto, on e off-road de 18 polegadas. Já o fã de off-road tem disponível pneus de 17 polegadas.

A área de design da Ford desenvolveu uma versão exclusiva do santantônio para a versão FX4.

No aspecto de preços temos a FX4 2023 por R$ 288.990 (roda 18″ com pneu ATR) e a FX4 por R$ 290.990 (roda 17″+pneu Scorpion AT+). A Limited custa R$ 313.590, a XLT R$ 288.990, a Storm R$ 252.440 e a Black por R$ 218.240.

Importante destacar que as versões XLS 4×4, Black e Storm perderam o ar condicionado digital de duas zonas, sendo trocado por um manual de apenas uma zona. A central multimídia SYNC 2,5 com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay também passa a equipar as três versões, mas as versões XLT e Limited seguem com a SYNC 3 com mais funções e tela de melhor qualidade.

A Ranger Black também perdeu o painel de instrumentos com duas telas de 4,2 polegadas, passando a ser equipada com o cluster mais simples das versões de entrada. Em contrapartida, a versão XLT ganhou banco do motorista elétrico e ajuste manual de lombar.

A nova versão da Ranger FX4 2023 aposta no estilo aventureiro para enfrentar modelos como a Toyota Hilux SRV e S10 LTZ.

Ford Ranger 2023: preços e versões
XLS Cabine Dupla 4×2 AT – R$ 213.590
XL Cabine Simples 4×4 MT – R$ 220.390
Black Cabine Dupla 4×2 AT- R$ 218.240
XL Cabine Dupla 4×4 MT – R$ 234.390
Storm 4×4 AT – R$ 252.440
FX4 R$ 288.990
XLT 4X4 AT – R$ 288.990
Limited 4X4 AT – R$ 313.590.

Ford Ranger FX4 2023
Características Técnicas

Configuração: ………………………… Picape média cabine dupla
Motor
Modelo: ………………………………….. Ford 3.2 Duratorq TDCi
Posição: …………………………………. Dianteira, longitudinal
Combustível: …………………………… Diesel
Nº de cilindros/ válvulas: …………… 5 em linha/ 20
Diâm. cil. x curso pistão (mm): …… 89,90 x 100,76
Cilindrada (cm³): ……………………… 3.198
Relação de compressão …………… 15,5:1
Alimentação: …………………………… Bomba elétrica de alta pressão
Tração …………………………………… 4×4
Potência máxima (cv): ……………… 200 @ 3.000 rpm
Torque máximo (kgfm): …………….. 47,9 @ 1.750–2.500 rpm
Transmissão Automática
Modelo: ………………………………….. Ford 6R80
Tipo: ……………………………………… Automática, com 6 velocidades à frente e uma à ré
Relações de marcha:
1ª ………………………………………….. 4,171:1
2ª ………………………………………….. 2,342:1
3ª ………………………………………….. 1,521:1
4ª ………………………………………….. 1,143:1
5ª ………………………………………….. 0,867:1
6ª …………………………………………. 0,691:1
Ré …………………………………………. 3,400:1
Relação do diferencial: …………….. 3,73:1
Rel. máx. conversor torque: ………. 1,7:1
Tração: ………………………………….. 4×4 com “Shift on the Fly” (4×2, 4×4 High e 4×4 Low) e diferencial traseiro blocante
Freios
Serviço:…………………………………… Hidráulico a vácuo, duplo circuito, disco ventilado na dianteira e tambor na traseira com sistema ABS nas quatro rodas, EBD e ESP
Estacionamento: ………………………. Mecânico acionado por cabo de aço, com tambores e sapatas nas rodas traseiras
Direção: ………………………………… Eletricamente assistida (EPAS)
Suspensão
Dianteira: ……………………………….. Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: ………………………………… Eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Rodas: ………………………………….. Liga leve 18” (ou 17” opcional)
Pneus: …………………………………… Pirelli Scorpion 265/60 R18 AT (ou AT Plus 265/65
R17)
Circuito elétrico
Alternador: ………………………………. 110 A
Bateria: …………………………………… 12 V – 60 Ah
Dimensões (mm)
Comprimento total: ………………………………………………. 5.354
Largura total com espelhos: …………………………………… 2.163
Largura total com espelhos dobrados: …………………….. 1.977
Altura em ordem de marcha: ………………………………….. 1.821
Entreeixos: ………………………………………………………….. 3.220
Bitola dianteira: ……………………………………………………. 1.560
Bitola traseira: ……………………………………………………… 1.560
Altura livre do solo: ………………………………………………. 235
Ângulo de entrada (graus) …………………………………….. 28
Ângulo de saída (graus) ………………………………………… 26
Capacidade de imersão: ……………………………………….. 800
Caçamba (mm)
Comprimento: ……………………………………………………… 1.489
Largura: ……………………………………………………………… 1.560
Largura entre caixas de rodas: ………………………………. 1.139
Altura: ………………………………………………………………… 511
Volume (L): …………………………………………………………. 1.180
Pesos (kg)
Em ordem de marcha: ………………………………………….. 2.247
Capacidade de carga: …………………………………………… 1.014
Peso Bruto Total: …………………………………………………. 3.270
Cap. Máxima Tração: ……………………………………………. 5.950
Cap. Máx. Reboque sem freio: ………………………………. 750
Cap. Máx. Reboque com freio: ………………………………. 2.720
Tanque de combustível (L): …………………………………… 80
Garantia ………………………………… 60 meses sem limite de quilometragem

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