Esporte

Stock Car: Bruno Baptista e Alan Hellmeister são os primeiros a anunciarem presenças no retorno do evento de duplas da categoria, em Interlagos

A principal novidade do Campeonato Brasileiro de Stock Car Pro Series 2022 é o retorno das Corridas de Duplas, que serão realizadas logo na primeira etapa desta temporada, no próximo dia 13 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos. É um dos eventos mais badalados do automobilismo brasileiro por atrair pilotos até das principais categorias do automobilismo mundial. Também motiva os nacionais, como é o caso, agora, de Alan Hellmeister, com cinco títulos da Porsche Cup, que será o parceiro de Bruno Baptista, de 24 anos, um dos mais competitivos pilotos da nova geração da Stock. Ele participará da sua 5ª temporada consecutiva no Team RC, a equipe que coleciona mais títulos na categoria, em 13 oportunidades.“Começar a principal disputa do nosso automobilismo com uma prova de duplas é ainda mais empolgante para qualquer um dos participantes. Imagine, então,  para mim e o Team RC, que convidamos um parceiro como o Hellmeister. Ele foi o meu coach desde que passei a correr de monopostos, em 2014, quando conquistei o primeiro título sul-americano de Fórmula 4, em 2014, com 16 anos. Logo depois, continuou me treinando e ensinando os principais truques de pilotagem nas principais categorias de monopostos em que competi na Europa, onde até moramos juntos por dois anos seguidos em Barcelona”, lembra o piloto do Team RC, que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt.

Além dos pilotos oficiais de todo o campeonato, as duas corridas de duplas da abertura desta temporada de Stock Car terão as participações de pilotos convidados, que serão classificados em três categorias diferenciadas: Ouro (aqueles que já venceram provas de Stock Car); Prata (que já tiveram participação em edições passadas da própria Corrida de Duplas ou em provas isoladas do campeonato da categoria, com classificação entre os 10 primeiros colocados); e, Bronze (sem participação prévia em provas de Stock Car). Assim, o regulamento prevê um sistema de equalização de lastro nos carros, onde os da classe Ouro terão que levar 30 kg a mais ao peso mínimo do carro da dupla, os da Prata, 10 kg e os da Bronze não terão peso extra. Outra vantagem dos pilotos Bronze é que podem fazer três treinos exclusivos contra 2 da categoria Prata e apenas 1 da Ouro.