Sustentabilidade ganha produção em escala para os novos veículos

Dez itens de sustentabilidade obrigatórios foram definidos pela Kia para serem aplicados em todas as novas linhas de modelos da marca, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade em escala.

Um dos grandes desafios da engenharia é desenvolver novos recursos, tecnologias e manter a viabilidade econômica do projeto. O desenvolvimento dos novos veículos é constantemente desafiado a encontrar o equilíbrio da sustentabilidade viável.

Entre as marcas que assumiram esse desafio, a Kia continua a buscar a sustentabilidade em seus produtos com a atual linha de componentes vegetais e o uso de PET reciclado e redes de pesca descartadas na produção de seus tecidos e carpetes.

Agora, como um passo para atingir o objetivo da marca de neutralidade de carbono em suas operações até 2045, a fabricante anunciou mais detalhes de sua estratégia abrangente de sustentabilidade de design.

A iniciativa visa alcançar a sustentabilidade em escala, ao mesmo tempo, em que fornece as melhores soluções de materiais para todas as novas linhas de modelos.

A primeira ação demonstrou que a Kia assumiu um compromisso de eliminar o uso de couro em todos os novos produtos. A segunda, detalhada abaixo, demonstrará que a Kia irá integrar dez itens de sustentabilidade obrigatórios em suas novas linhas de modelos, começando com o Kia EV9.

Finalmente, como parte de seus esforços avançados, a Kia continuará investindo em programas de teste e desenvolvimento para acelerar a implementação da biofabricação, ressaltando sua dedicação ao avanço de tecnologias sustentáveis.

A Kia tem uma longa história de integração de materiais sustentáveis em seus produtos, começando com o uso de bioplástico e biofibra de cana-de-açúcar no Soul EV 2014.

Vamos então conhecer os dez itens de sustentabilidade obrigatórios no Kia EV9:

  1. Bioplástico – Os bioplásticos são um tipo de plástico inovador que pode ser produzido usando uma variedade de fontes renováveis de biomassa, como óleos vegetais, extrato de milho, serragem e cana-de-açúcar.

O uso de bioplástico não apenas ajuda a diminuir a dependência de combustíveis fósseis, mas também oferece os benefícios adicionais de abastecimento diversificado e exposição reduzida a produtos químicos indesejados.

Além de sua sustentabilidade, o bioplástico também é versátil e durável o suficiente para ser usado em vários componentes do interior do carro. Do painel e console aos pilares e guarnições, você pode encontrar o bioplástico incorporado em todo o design do Kia EV9.

  1. Plástico de material pós-consumo (PCM) – O plástico de material pós-consumo (PCM) é exatamente o que parece: plástico feito com material reciclado de produtos existentes, em vez novos e ‘virgens’.

Este processo revolucionário tem vários benefícios que abrangem todo o ciclo de vida da produção. Primeiro, reduz significativamente a quantidade de resíduos plásticos que acabam em aterros ou poluem o meio ambiente. Segundo, o plástico reciclado pós-consumo também ajuda a conservar recursos não renováveis, reduzindo a necessidade de materiais virgens a serem usados na criação de novos produtos.

Uma das principais áreas em que o plástico PCM foi incorporado ao novo Kia EV9 são as guarnições das portas. A integração de plástico reciclado pós-consumo feita pela Kia na construção do EV9 é um passo proativo que contribui para a redução de resíduos e regeneração de aterros.

  1. Bio PU – Em seus esforços para eliminar o couro, a Kia identificou o biopoliuretano (PU) como a solução ideal, devido ao seu potencial para reduzir as emissões gerais de carbono e incorporar componentes à base de plantas, contribuindo para um equilíbrio mais sustentável.

O Bio PU não oferece apenas uma alternativa sustentável, mas também oferece uma experiência de assento confortável.

Cuidadosamente projetado para fornecer excelente suporte, amortecimento e durabilidade, além de uma sensação macia e respirável, o Bio PU pode ser encontrado nos bancos e revestimentos internos do novo Kia EV9.

  1. Tecido PET reciclado – O polietileno tereftalato (PET) está entre os plásticos mais facilmente reciclados do mundo, tornando-o ideal para várias aplicações sustentáveis, desde garrafas de água até roupas.

Com boa resistência a impactos, umidade e solventes, é o tecido ideal para cobrir superfícies expostas dentro do carro. A Kia deu um passo adiante ao usar fios reciclados para compor parcialmente seu tecido PET, garantindo sustentabilidade e durabilidade no interior do novo Kia EV9.

Este material pode ser encontrado em várias áreas do interior do EV9, incluindo assentos, forro do teto, quebra-sol, guarnição e encostos de cabeça. Cada EV9 incorpora pelo menos 70 garrafas recicladas, destacando o compromisso da Kia com a redução do desperdício.

  1. Carpete PET reciclado – Além de sua presença no restante da cabine, a Kia utiliza PET 100% reciclado na criação de seus carpetes. Indo além, a marca oferece a opção de parte desse material vir de redes de pesca recicladas.

Este não é apenas um uso inovador de resíduos, mas também aborda o grave problema de redes de pesca descartadas e perdidas que devastam a vida marinha em todo o mundo.

Cerca de 640.000 toneladas de equipamentos de pesca acabam nos oceanos todos os anos, resultando na morte de inúmeras criaturas marinhas, incluindo aves marinhas, baleias e focas.

Ao capturar e reciclar redes de pesca, a Kia não está apenas trabalhando para mitigar a entrada de partículas de plástico na água à medida que elas se decompõem, mas também limitando o impacto que elas têm nos ecossistemas cruciais de nossos oceanos.

O piso da cabine do novo Kia EV9 conta com carpetes feitos de PET reciclado e redes de pesca.

  1. Bioespuma PU – A espuma de poliuretano (PU) é um material versátil com aplicações que vão desde equipamentos esportivos até isolamento de ônibus espaciais.

Suas excelentes características de durabilidade e compressão também o tornam a escolha ideal para amortecimento em uma ampla gama de aplicações, como móveis, roupas de cama e calçados.

Feita com a ajuda de óleos naturais, a espuma Bio PU da Kia oferece a resiliência e flexibilidade do poliuretano padrão com um impacto reduzido para o planeta.

A espuma Bio PU pode ser encontrada nos encostos de cabeça do novo Kia EV9.

  1. Biotinta – A tinta biológica é mais sustentável do que as alternativas feitas com petróleo bruto e reduz os resíduos químicos normalmente derivados do processo de fabricação.

A biotinta da Kia é feita com óleo de colza, um óleo vegetal obtido da colza e comumente usado nas indústrias de alimentos, biocombustíveis, tintas, cosméticos e farmacêutica.

A biotinta pode ser encontrada nos painéis de botões das portas do novo Kia EV9, minimizando o impacto ambiental sem comprometer a qualidade.

  1. Tinta sem BTX – A Kia tratou de forma proativa os efeitos ambientais nocivos associados ao uso da combinação de benzeno, tolueno e xileno (BTX), adotando uma solução sustentável: tintas sem BTX.

Ao aplicar tintas sem BTX em seus modelos, a marca oferece a mesma proteção e acabamento de alta qualidade que os clientes esperam, ao mesmo tempo em que minimiza o uso de produtos químicos poluentes.

Alinhado com o compromisso de sustentabilidade, o novo Kia EV9 apresenta um interior decorado com tintas sem BTX em quase toda a sua extensão, com exceção do painel de botões dos vidros das portas, que é revestido com tinta biológica.

  1. Fio de PET reciclado – Polietileno tereftalato (PET) mostra mais uma vez sua versatilidade, com o fio usado para certas aplicações na cabine dos modelos da Kia feitos de garrafas PET 100% recicladas.

Mais de 70 garrafas PET recicladas são usadas em todos os itens PET reciclados encontrados no novo Kia EV9.

Entre suas diversas aplicações, o fio PET reciclado ocupa o lugar central na costura do assento, acrescentando uma camada extra de sustentabilidade ao design interior do EV9.

  1. Feltro de PET reciclado – O feltro feito com garrafas PET recicladas é macio e durável, qualidades fundamentais quando utilizado em um ambiente que pode ser usado para transportar tudo, de malas a animais de estimação.

O PET tem o benefício adicional de oferecer boa absorção acústica, reduzindo a transmissão do som da parte traseira do carro para o restante da cabine e ajudando a manter uma experiência de direção tão boa quanto parece.

O feltro PET reciclado pode ser encontrado no porta-malas do novo Kia EV9.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp