Variedades

Vereadora apresenta indicação para transformar prédio do Fozhabita em Museu

Por meio de uma indicação, a vereadora Anice Gazzaoui sugeriu ao Prefeito Municipal, a criação de um Museu no imóvel histórico utilizado pelo Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – Fozhabita.

Segundo a parlamentar, o pedido visa atender a uma reivindicação da sociedade iguaçuense, que defende a ideia de transformar em museu o móvel localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 595 – no centro. A iniciativa busca registrar e preservar a história de nosso município, além de criar espaço para desenvolvimento de atividades culturais.

O “Casarão da Quintino” foi tema de uma publicação que repercutiu em rede social. O servidor público federal Marcos Kidricki Ywamoto postou que o espaço foi construído em 1952 na gestão do prefeito Francisco Guaraná de Menezes e ali funcionou o mercado municipal. Nos últimos tempos serviu como sede da Fundação Cultural, da extinta Codefi, da Casa do Teatro e atualmente é utilizado pelo Fozhabita.

A obra do carpinteiro Waldemar Rodrigues da Silva está mantida com todas as características originais, necessitando de restauro e preservação.

Foto: Marcos Kidricki Ywamoto

(Texto: Assessoria da vereadora Anice)