O mundão da roça e das estradas vicinais das fazendas é amplamente dominado por Chevrolet S10, Toyita Hilux e Ford Ranger, as que estão no gosto do peão e do fazendeiro. Mas, o picapeiro gosta de força bruta e a VW Amarok V6 é o exemplo de valentia sem dispensar o conforto necessário para quem quer sair da cidade e se aventurar na roça da zona rural.
O jornalista Roberto Nunes testou por 15 dias a Amarok V6 Highline Cabine Dupla, que tem valor sugerido de R$ 191.990. Além da potência de 225 cv, o motor V6 transpira força nas aceleradas mais fortes, chegando aos bons 56,1 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. Toda essa força vem auxiliada pela transmissão automática de 8 velocidades e um sistema de tração integral 4×4.
O picapeiro aproveita e muito a Amarok com sua direção elétrica e suspensão independente, do tipo duplo A, com molas helicoidais na dianteira e eixo rígido na traseira. Nada de pancada “seca” para quem estar no banco traseiro. O motorista percebe o conforto ao dirigir a Amarok, e os passageiros podem aproveitar o bom espaço na cabine dupla.
Esta versão da Amarok tem dimensões bem generosas. São 5,254 metros de comprimento, 1,944 metro de largura e 1,834 metro de comprimento.. Sua distância de entre-eixos é de 3,092 metros, o que oferece conforto para motorista e mais quatro passageiros, além de uso fácil da caçamba de 1.280 litros. Sua área de carga transporta até 2.185 kg.
Bem equipada e confortável
Entre as picapes, a Amarok se sobressai pela dirigibilidade. Todas têm amplo pacote de equipamentos. A picape da Volks vem com sistema de ar-condicionado é dual zone, sem difusores de ar traseiros. A multimídia Discover Media é simples e até deve, em breve, incorporar novidades para a melhor conexão nesta fase mais tecnológica e de modernos smartphones em uma tela maior em relação ao do sistema atual de 7 polegadas.
Produzida em Pacheco, Argentina, a Amarok V6 tem seu lugar, sim, no mundo offroad. Tudo depende do trilheiro saber dosar o pé para garantir a força e toda a potência para transpor obstáculos. Tem gente que atola e não saber pisar forte no acelerador para tirar a vontade do carro para passar um atoleiro, riacho e lama mais densa, por exemplo. A Amarok oferece até um sistema de informações off-road”, com três mostradores digitais para auxiliar o motorista. Por meio de sensores e diretrizes, é possível a leitura de sua geolocalização. Os indicadores mostram bússola, ângulo de direção das rodas, inclinômetro e altímetro.
A picapona Amarok vem equipada com faróis bixenônio com luzes diurnas em LEDs, sistema de auxílio ao estacionamento com câmera de ré, sistema de freios pós-colisão, além de indicador de perda de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, controle de tração e assistentes de descida e partida em rampa. Os bancos são revestidos parcialmente em couro e há ainda ajustes elétricos nos dianteiros. O ar-condicionado é digital. O sistema de multimídia tem tela de 6,3 polegadas sensível ao toque e compatível com Apple Carplay e Android Auto.
Ainda não é desta desta vez que a Volks oferece sistemas de auxílio ao condutor como o de leitura de faixa, a exemplo da Chevrolet S10 e da Ford Ranger. Mas, a Amarok é, sim, uma picape bruta para situações offroad e extremamente confortável para quem deseja apenas usar um carro grande em situação urbana. Para quem desejar rodar, o tanque de combustível tem capacidade para 80 litros, o que oferece uma boa autonomia.