O Ecomuseu de Itaipu recebe três novas exposições neste mês, em que celebra 29 anos. A partir do dia 28 de outubro, o visitante poderá conferir Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; e A floresta através dos sentidos, coordenado por Giovana Secretti Vendruscolo. As mostras vão até março de 2017. A entrada é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e região. A visitação ocorre das 8h às 16h30, de terça-feira a domingo.
A abertura ocorre um dia antes do “Ocupe o Museu”, evento voltado aos empregados de Itaipu e seus familiares, que acontece no dia 29 de outubro, entre 15h e 18h. Quem participar do evento terá a chance de conferir as novas mostras.
As exposições têm características diversas. Duas delas apresentarão objetos esculpidos à mão pelos artistas, cada um com sua peculiaridade, e a terceira será interativa, com foco na percepção sensorial.
Dentro da floresta
A floresta através dos sentidos tem como proposta oferecer uma experiência sensorial e interativa ao visitante da Floresta Estacional Semidecidual, vegetação da Mata Atlântica. As pessoas serão transpostas ao ambiente por meio de fotografias, aromas, sons e texturas da floresta.
O trabalho é resultado do projeto de extensão “Educação em museus: conhecer para conservar a Floresta Estacional”, coordenado pela professora Giovana Secretti Vendruscolo, docente do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A iniciativa conta também com a participação das funcionárias da Itaipu Veridiana Costa Pereira, da Divisão de Áreas Protegidas, e Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, da Divisão de Ação Ambiental.
Xeque-mate
A Arte do xadrez mostrará a originalidade e habilidade do artista autodidata Alaércio Santini na criação de peças do jogo de tabuleiro. De forma singular, ele usa materiais como madeira e até canos de PVC reaproveitados para moldar reis, damas, bispos, torres, cavalos, peões. Desta maneira é capaz de ressignificar a estética do jogo, ao recriar de diversas formas suas tradicionais peças.
Além da destreza com que trata as formas, algumas peças chamam atenção pelo tamanho, por terem mais de dois metros de altura. Ao todo, Santini produziu mais de 300 peças. O xadrez também é pano de fundo para seu primeiro romance, Obra-prima. O livro será lançado na abertura da exposição.
Na ponta dos dedos
Em Feito à mão, o artista plástico Marcos Pagani apresentará 20 peças, entre esculturas, cerâmicas e pinturas. A maioria delas é inédita. A proposta é enfatizar o valor dos trabalhos manuais, especialmente àqueles relacionados às diferentes técnicas de escultura e da pintura.
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e formado em Visual Art and Sculpture pelo Emerson College na Inglaterra, o paranaense de Capanema realizou diversas exposições na Inglaterra, França, Suíça e Noruega. Nestes países, trabalhou como assistente de outros artistas ou manteve atelier próprio na produção de esculturas e pinturas.
Uma das técnicas utilizada é o direct carving, o entalhe direto, presente em sua obra como forma de dar “um contraponto ao cotidiano”, segundo o artista. “Cortar, serrar, talhar, modelar, polir, lixar, combinar cores aleatoriamente e produzir obras sem um modelo prévio, exige uma integridade corporal e um senso de presença.”
Serviço
Exposições: Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; A floresta através dos sentidos.
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu –PR.
Visitação: 28 de outubro de 2016 a março de 2017, de terça-feira a domingo.
Horário: 8h às 16h30
Ingresso: O acesso é feito diretamente no Ecomuseu (não é necessário ir ao CRV). Moradores de Foz do Iguaçu não pagam a entrada, mediante comprovação de residência. Para os demais, o ingresso custa R$ 12. Crianças de 0 a 6 têm gratuidade. Moradores dos municípios lindeiros e crianças de 7 a 12 têm 50% de desconto.
Informações sobre visitas: 0800 645-4645.
Fonte: Assessoria