Câncer de mama: conhecendo é possível reduzir a mortalidade

 

Embora não exista uma causa única para a doença, ela está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por algo entre 5% e 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos possam ser evitados se adotadas práticas saudáveis como: fazer atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

O Movimento Outubro Rosa foi criado em 1990 para conscientizar o público em geral, principalmente as mulheres, dos fatores de risco e de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.

Neste mês, o Brasil todo está mobilizado com o objetivo de fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmitificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de descoberta prematura. 

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com os especialistas do Instituto Nacional do Câncer, há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano, não apenas no mês de outubro.

A Sobre Rodas não poderia ficar fora dessa ação! Vamos cuidar de nossa saúde! Divulgue informações gerais sobre câncer de mama e os aspectos relacionados à prevenção. Promova o conhecimento e estimule a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas.

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest