Primeiro, houve um incêndio de um ônix sedã em pleno pátio da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Na última segunda-feira, outro incêndio em uma unidade do Onix Plus que circulava no Maranhão. De propriedade do cliente Cleiton James, o Onix Plus apresentou um barulho estranho vindo do motor e, na sequência, uma explosão, causando incêndio total no veículo. Sorte do consumidor que conseguiu sair do carro antes de um problema maior, que poderia ter causado sua morte.
O Onix Plus acabou de ganhar uma reestilização com nova motorização. O modelo reestilizado é o sedã mais vendido do país em outubro. A fabricante saiu logo com um comunicado de recall que indica “uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio”.
Veja o chamado de recall da Chevrolet do Brasil na íntegra:
A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade