Ford acelera desenvolvimento de veículos elétricos

Chamado pela empresa de “Time Edison”, nome que remete a Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, que teve como funcionário Henry Ford, esse grupo multifuncional inclui integrantes de várias áreas da empresa e estará concentrado nos modelos puramente elétricos. Edison e Ford pensaram em alguns dos primeiros conceitos de veículos elétricos há mais de um século.

“À medida que avançamos para os carros inteligentes em um mundo conectado, uma boa parte da estratégia para o futuro será a eletrificação de nossos produtos. A tendência global indica esse caminho, que está alinhado com as metas da nossa empresa”, afirmou Jim Hackett, CEO e presidente mundial da Ford Motor Company.

No início de 2017, a Ford apresentou planos para investir US$ 4,5 bilhões até 2020 em veículos elétricos. O “Time Edison” é um passo importante para fazer esse planejamento avançar, sob a liderança de Ted Cannis e com a direção de Sherif Marakby, vice-presidente de Veículos Elétricos e Autônomos da Ford. Os executivos Darren Palmer e Mark Kaufmann vão comandar, respectivamente, o desenvolvimento dos carros e a estratégia de marketing.

Foco no ser humano

Além de criar e implementar rapidamente novos veículos puramente elétricos, o time tem como missão desenvolver serviços e experiências focadas no cliente. O objetivo é entender as expectativas dos consumidores e a segmentação de mercado e reduzir custos por meio de uma estratégia assertiva, novos modelos de negócios e parcerias.

Segundo Jim Hackett, “o desafio dessa equipe é pensar grande e avançar rápido para entregar veículos e experiências com foco no ser humano. A nossa estratégia é aproveitar os atributos dos nossos produtos e o conhecimento que temos de nossos clientes para desenvolver automóveis que agradem e ajudem a melhorar as vidas das pessoas. Isso abrange toda a gama de veículos elétricos – híbridos, híbridos plug-in e os puramente elétricos.”

Para a Ford, enquanto os híbridos se tornam mais comuns, a empresa acredita que os modelos puramente elétricos terão maior impacto na indústria automobilística e no mundo, o que abrirá as portas para novas formas de pensar, desde o design e produção até serviços para os clientes e softwares. Com custos operacionais mais baixos e vantagens convincentes, os carros elétricos se encaixam perfeitamente no estilo de vida de muitas pessoas. A autonomia da bateria e as velocidades de carregamento progrediram e continuarão a melhorar. “É fundamental aproveitar esse momento para expandir o portfólio da marca”, ressaltou o CEO da Ford.

Os modelos verdes foram, inclusive, sensação do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, e depois tiveram seu próprio Salão, em São Paulo. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp