Os 30 Evos que vão para a pista, divididos nas categorias R e RS, são todos de propriedade da montadora e iguais. Têm mesmo motor, caixa, torque, potência e pneus. Tudo testado pelo maior vencedor da Stock Car e coach da equipe, Ingo Hoffmann.
O diferencial fica por conta dos pilotos, que não são profissionais. São empresários, médicos, engenheiros, advogados, entre outros, de várias partes do Brasil, que têm em comum a paixão pela adrenalina e velocidade. E não é pouca a velocidade!
Os pilotos não precisam preocupar-se com nada, pois tudo é preparado pela Ralliart Brasil. O único pensamento dos 30 é: “Neste fim de semana tem corrida. Vou pegar o macacão e o capacete e partir para o autódromo”. Nessa modalidade, os participantes são chamados gentleman drivers.
“Há outras provas semelhantes, como a Porsche Cup e a Mercedes Challenge, mas nessas duas o piloto precisa ter seu próprio carro e equipe. Aqui não. Nós oferecemos o carro e toda a estrutura, basta sentar ao volante e acelerar fundo”, explicou Hoffmann.
Os pilotos
Alexandre Navarro é um empresário de São Paulo. Ele tem uma empresa de marketing esportivo, mas uma vez por mês deixa o escritório e parte para o autódromo participar da Lancer Cup. “Adoro velocidade e esporte. Aqui consigo realizar meus desejos”, disse.
Rodrigo Mange é engenheiro. “Como todos os carros são iguais, não há como reclamar da equipe ou motor. O pódio mostra realmente quem é o melhor piloto”, afirmou. E completou: “Depois de cada prova, converso com Ingo Hoffmann. Ele é nosso metrista e nos orienta onde frear e acelerar”.
A consultoria do ex-piloto de Stock Car tem mostrado bons resultados. Na última etapa, realizada no fim de julho no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, acompanhada pela Sobre Rodas, Mange largou na pole position da Lancer R. Manteve a posição quase toda a prova, mas nas últimas voltas recebeu um toque e caiu para a terceira posição. Com uma estratégia ousada, ultrapassou dois carros faltando apenas duas voltas para o fim e garantiu o lugar mais alto do pódio.
“Foi a corrida dos sonhos. Consegui a pole e fui controlando volta por volta. Acabei sofrendo um toque, coisa normal de corrida, caí para terceiro faltando duas voltas, mas consegui passar os dois. Andei bem desde a classificação. Essa tinha que ser minha!”, vibrou o piloto.
Sérgio Alves venceu na Lancer RS e garantiu pontos importantes para o campeonato. “Não tenho do que reclamar. Fiz a pole e consegui abrir. Na chuva, largar na frente é sempre vantagem, já que não tem a água dos outros carros. Mas o importante é pontuar bem em todas as etapas para ter chances de disputar o título”, declarou Sérgio, vice-líder da competição.
A Lancer Cup
A Lancer Cup está em sua terceira temporada. São 14 corridas em sete etapas no ano. O campeonato conta com dois modelos de carros: Lancer RS e Lancer R.
Os pilotos realizam os dois treinos livres na sexta-feira e, no sábado, é feito o treino classificatório e também duas corridas de 25 minutos mais duas voltas. A segunda prova é realizada com grid invertido até o oitavo colocado, respeitando as categorias.
Apesar de os veículos largarem juntos, a premiação é dividida em quatro categorias: Lancer RS e Lancer R, do primeiro ao quinto colocado, e Lancer RS Master e Lancer R Master, destinadas a pilotos com mais de 45 anos, premiando do primeiro ao terceiro.
O custo para participar é de R$ 31 mil na categoria Lancer R e de R$ 42 mil na RS por etapa.
As máquinas
O Lancer R é baseado no mito das pistas, o Lancer Evolution X, e recebeu os equipamentos obrigatórios para as competições. Tem motor com 310 cv, freios Sport ABS e tração AWD integral.
O Lancer RS apresenta potência, tecnologia e performance incríveis. A bordo dele, os pilotos têm a facilidade do câmbio sequencial powershift, aliada ao desempenho do motor de 340 cv e tração 4×4 do Lancer Evolution, que garante ainda mais estabilidade e precisão nas curvas.
Evo Day e Fun Day
Além da Lancer Cup, a Mitsubishi promove eventos para os clientes da marca, que podem aproveitar o dia com a família, assistir às disputas na pista e ainda participar de uma divertida prova no Autódromo Velo Città.
Fotos: Divulgação Mitsubishi