A Volkswagen do Brasil começou a exportação com os recém-lançados no mercado brasileiro Novo Gol, Novo Voyage e Nova Saveiro. Os modelos, que chegam com a mais alta e inovadora tecnologia de conectividade, vão estrear nos principais mercados da América Latina. Mais de 13 mil unidades dos modelos acabam de ser embarcadas para Argentina, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai.
A Nova Saveiro acaba de abrir um novo mercado para a Volkswagen do Brasil e passa a ser exportada para a Jamaica. A marca também vai iniciar a exportação do Novo Gol e Nova Saveiro para Honduras, Novo Gol para Curaçao e Nova Saveiro para o Panamá.
“Os modelos Gol, Voyage e Saveiro são exemplos de carros de sucesso no mercado interno e nas exportações. Juntamente com o up!, e Fox são os representantes da Volkswagen do Brasil em dezenas de países reforçando a tecnologia e qualidade de nossos veículos”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Os modelos são historicamente sucessos nos mercados para onde são exportados. O Gol é o carro mais exportado da indústria automobilística nacional, totalizando mais de 1,3 milhão de unidades exportadas para 66 países. Em 2015, além de ser o modelo mais exportado do País, o Gol também foi o modelo mais comercializado no mercado argentino. Em toda história, o Voyage acumula 400 mil unidades e a Saveiro 209 mil unidades exportadas.
Recém-lançados no mercado nacional, os novos modelos Gol, Voyage e Saveiro são frutos de um investimento superior a R$ 560 milhões, para o desenvolvimento de engenharia veicular e de motor, aquisição de bens de capital para modernização do processo produtivo e treinamento dos colaboradores entre outros.
Com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no mundo os modelos são os mais conectados dos seus segmentos no mercado brasileiro e “incorporam” a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen, reforçando o caráter, a força e a esportividade.
A Saveiro é produzida exclusivamente em São Bernardo do Campo e o Voyage na unidade de Taubaté. Ambas as fábricas produzem também o Gol.
“Temos o desafio de buscar mercados que tenham relativa semelhança técnica com os produtos que desenvolvemos e produzimos aqui no Brasil. Quanto mais diversidade de mercados, com economias diferentes, mais sucesso teremos com nossas exportações, o que ajuda a trazer divisas para o País e manter ocupadas as capacidades de produção das nossas fábricas. Esse processo de abertura de novos mercados e incremento de volumes para os países que já exportamos segue uma estratégia de Volkswagen do Brasil com o objetivo de maximizar a capacidade produtiva de nossas fábricas no Brasil”– destaca o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.
Líder em exportações
A Volkswagen do Brasil, maior fabricante histórica de veículos do País é líder em exportações no setor automobilístico. Ao longo dos seus 45 anos de exportação desde o primeiro embarque de veículos da marca, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970) até os dias de hoje, a Volkswagen do Brasil já totaliza exportações de mais de 3,3 milhões de unidades montadas (automóveis e comerciais leves – sem contabilizar CKD) exportadas para 147 países nos cinco continentes.
Em 2015, A Volkswagen do Brasil aumentou em 35% o volume exportado em relação a 2014, totalizando 124.959 unidades embarcadas para 16 mercados. Os maiores são Argentina e México. O desempenho da Volkswagen foi 10 p.p. superior ao registrado pelo setor automotivo brasileiro, que fechou 2015 com 24,8% de crescimento nas exportações. A marca é responsável por 30% do total de embarques do setor.
Além de maior exportadora do setor em unidades embarcadas, a Volkswagen também é a maior exportadora do setor em valores, o que também a coloca entre as 25 maiores empresas exportadoras do País em 2015, considerando todos os setores, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No acumulado do ano, a marca totalizou US$ 1.279.911.551,00 nas exportações, com um aumento de 12,2% em relação ao ano passado.
Fonte: Assessoria