Pela saúde do homem, Itaipu fica iluminada de azul em novembro

 

A adesão oferece aos turistas que visitam a hidrelétrica a oportunidade de refletirem sobre a campanha, lembrada neste mês na iluminação de outros monumentos do País, como o Congresso Nacional, o Itamaraty e o Palácio do Planalto.

No Brasil, é registrada uma morte por câncer de próstata a cada 36 minutos. A Sociedade Brasileira de Urologia vincula a alta taxa de mortalidade ao estágio em que a doença é diagnosticada – 20% dos pacientes descobrem o problema já na fase avançada.

O preconceito em relação ao exame de toque, fundamental para a descoberta deste tipo de câncer, é a causa desses números, segundo  Geraldo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul no país, da ONG Instituto Lado a Lado pela Vida (em entrevista à Agência Brasil).

Itaipu azul

Esta é a quarta vez que a usina será iluminada com esta cor: a primeira foi em 2016, por ocasião do engajamento de Itaipu ao Novembro Azul. Neste ano, a barragem também foi “tingida” pela coloração em 30 de julho, para lembrar o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas – o Coração Azul, e em agosto, para a campanha estadual Agosto Azul, também em menção aos cuidados com a saúde do homem.  

Até a última semana, a Iluminação da Barragem lembrava o Outubro Rosa, em alusão às iniciativas de prevenção e combate ao câncer de mama.

Como visitar a usina à noite

O passeio com a Iluminação da Barragem tem duração de 1h30 e ocorre às sextas-feiras e sábados. A saída é às 21h (durante o Horário Brasileiro de Verão).

Os ingressos custam R$ 18, mas a entrada é gratuita para crianças de 0 a 6 anos, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade lindeira ao lago de Itaipu. Nestes casos, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência.  Mais informações podem ser obtidas por meio do site: www.turismoitaipu.com.br.

Fonte: Assessoria

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp