Lançamentos

Testamos: Veteranos Gol e Voyage ganham câmbio automático e visual mais moderno

Depois de 28 anos do seu lançamento, o Gol, que foi por muito tempo um dos carros mais vendidos do país, está mais jovem. Assim, como seu parceiro, sedã, Voyage, lançado em 1981. Estão com visual mais arrojado, com equipamentos tecnológicos como comandos do som e shift paddle para troca de marchas no volante e, porta-celular. Mas a grande novidade é o câmbio automático de seis velocidades no motor 1.6 de 120 cv.

Oferecer câmbio automático não foi por acaso. Os números e os concorrentes exigem. Em 2017, mais de 40% dos veículos vendidos no Brasil tinham transmissão automática, somada ao fato de que a montadora não poderia continuar perdendo espaço para os seus concorrentes: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Etios e Ford Ka, que também passou a oferecer caixa de câmbio automática.

Com esse novo visual e câmbio, a montadora quer atender também as demandas dos frotistas e pessoas com deficiência (PCD), um mercado que cresce cerca de 20% por ano. Em 2017 foram vendidos 50 mil automóveis para PCD.

O Gol 1.6 MSI AT chegará nas concessionárias no valor R$ 54.580,00. Já o Voyage custará R$ 59.990,00.

Transmissão

Gol e Voyage 2019 chegam disponíveis em versão única de acabamento. Sendo três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática.

Para testar o câmbio a montadora convidou um grupo de jornalistas que percorreu 140 quilômetros com os carros. A saída em São Paulo e o comboio seguiu para a fábrica em Taubaté, onde são produzidos os modelos.

O câmbio promove arrancadas suaves e trocas rápidas de velocidades, reduzindo o consumo de combustível. Segundo a montadora ambos os modelos fazem 11,1 km/l quando abastecido na gasolina, em trechos urbanos. Na estrada, o Gol faz 13,6 km/l e o Voyage 14,3km/l.

Também é possível fazer trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas.

Tanto Voyage como Gol utilizam pneus 195/55 R15.

Visual

Não foi somente o câmbio que ficou mais moderno. Na parte frontal, o capô está mais elevado e ganhou duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô.

O para-choque também foi reformulado. O dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas, com aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta.

No interior

No interior, o grande diferencial fica por conta do volante multifuncional, oferecido como opcional. Mas vem de série em todos os modelos, ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento), travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

No quesito segurança, também de série, vem com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).

Até 2020

Tanto o Voyage quanto o Gol integram a lista de 20 lançamentos previstos até 2020. Para isso estão sendo investidos R$ 7 bilhões no país.

Abilene Rodrigues para a Gazeta do Povo

Deixe uma resposta