Lançamentos

Vai viajar? Já conferiu as velas, cabos e bobinas?

Geralmente, antes de “pegar” a estrada, o mais comum é verificar a calibragem dos pneus, óleo e água. Tudo certo. Mas há outros itens do possante que merecem cuidado para garantir uma viagem mais segura e tranquila:  velas, cabos e bobinas.

“Essas peças são de fundamental importância para o funcionamento do motor e, quando desgastadas, podem causar problemas sérios, especialmente durante uma viagem, como dificuldades na partida, problemas durante as retomadas, perda de desempenho e marcha lenta instável”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Segundo o especialista, a manutenção preventiva também ajuda a economizar, já que o uso de velas desgastadas pode aumentar o consumo de gasolina e etanol. “Como o preço dos combustíveis vem aumentando frequentemente, o dono do carro precisa estar ainda mais atento ao estado do veículo para não sofrer prejuízos significativos”, comenta Hiromori Mori.

Além disso, velas com problemas podem danificar outras peças do veículo, uma vez que sobrecarrega todo o sistema de ignição, reduzindo muito a vida útil de cabos e bobinas. 

A inspeção da vela de ignição é simples. Apenas pela análise visual da peça é possível identificar problemas no motor, por exemplo, além do uso de combustível de má qualidade e infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão. O recomendado é faze r a checagem do sistema de ignição conforme especificação da montadora, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente.

Mais desempenho nas estradas

Os motoristas que desejam uma melhor performance nas estradas podem substituir as velas comuns por uma vela especial. Os componentes com essa tecnologia são fabricados em materiais nobres, proporcionando uma melhora significativa na queima do combustível e, consequentemente, no desempenho do veículo.

Deixe uma resposta