Março Mês da Mulher – Consultoras de vendas: o caminho para realizar o sonho do carro Zero

Em algumas concessionárias elas deixam muitos marmanjões no “chinelo”. Além de entender tudo de veículos, são boas no trato, e tem a vantagem de conhecer bem os novos clientes, ou melhor, novas: as mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, elas influenciam 85% das compras dos automóveis.

A reportagem da Revista Sobre Rodas conversou com duas veteranas: Daniela Anzolin e Talita Sávio Bastolla. Elas tem muito em comum. Ambas trabalhavam no setor, mas nos bastidores. E num certo dia, precisaram se tornar protagonistas. 

O contato com o setor automotivo não é novo para Daniela, consultora de vendas da Brizza, concessionária Mitsubishi em Foz do Iguaçu. Faz mais de 10 anos. Ela começou na área administrativa das concessionárias, mas em 2016, o gerente da Brizza, Wilson Reis, a desafiou a ser vendedora. 

“Ele me lançou um desafio e eu aceitei. É muito prazeroso fazer o que gosta”, contou. Para Daniela, ser o caminho para as pessoas realizarem sonho é sua grande motivação. “Ter um carro novinho é sempre motivo de felicidade. Fico muito feliz em poder fazer parte da conquista de cada um dos meus clientes”, disse. E completou: “É como se eu fosse uma fada madrinha”.

Para conseguir vender os carros da marca, Daniela precisou estudar muito. “Eu pesquiso cada modelo. Não é fácil, pois são muitos detalhes. Muita tecnologia”, contou. Mas não basta entender tudo de carro, precisa ter paciência. “Às vezes um cliente leva mais de mês para fechar um negócio, mas preciso entender. Ele precisa fazer uma boa escolha. Sair satisfeito. Procuro dar apoio e fazer se sentir seguro”.

No susto

Talita nunca imaginou ser vendedora de automóveis, embora já trabalhasse em lojas de automóveis há bastante tempo, estava sempre nos bastidores. Segundo ela, de carro ela só sabia da existência da embreagem, freio, acelerador e do volante.

Ela trabalhava em uma loja de seminovos como auxiliar administrativo, e em meio a uma feira, foi convocada a vender. “Faltavam vendedores para atender todos os clientes. Levantei da mesa do administrativo e fui dar atendimento as pessoas que passavam pela feira. Meu gerente, na hora, disse que eu tinha perfil e me colocou para vender”. 

Apesar do medo, no primeiro mês atingiu a meta. Vendeu  10 carros. “No começo nem acreditava. Então comecei a ler, pesquisar, e estudar sobre veículos”.

A dedicação dela resultou num emprego melhor. Atualmente é consultora de vendas da Divisa, concessionária Chevrolet em Foz do Iguaçu. “Meu sonho era trabalhar em uma concessionária. Hoje trabalho em uma marca que é líder de mercado, contou. E completou: “Amo meu trabalho. Somos intermediadores de sonhos, pois carros, todos sabem, é uma das paixões nacionais. Muitas vezes, a compra de um carro é a realização de um sonho. É o esforço de muito trabalho e dedicação do consumidor”.

Abilene Rodrigues

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